Quinta-feira, 28 de março de 2024

Retorno das atividades deve incluir teatro musical e eventos culturais

Catarina Marcato é formada em Teatro Musical pela New York Film Academy, e em Fisiologia da Voz Cantada

Postado em: 04-08-2021 às 09h09
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Retorno das atividades deve incluir teatro musical e eventos culturais
Catarina Marcato é formada em Teatro Musical pela New York Film Academy, e em Fisiologia da Voz Cantada | Foto: Reprodução

Pouco a pouco a população brasileira é vacinada, e com isso a tão esperada volta do trabalho presencial e dos estabelecimentos comerciais. E o setor que mais demorava a retornar, da arte nos palcos nacionais, já tem data para retorno: no dia 2 de Setembro é esperada a estreia de ‘Cinderella’ e ‘Donna Summer – O Musical’. Uma luz no fim do túnel para todos os artistas, que passaram por dificuldades durante a pandemia, já que a arte depende tanto dos teatros lotados e da proximidade humana.

Com teatros fechados e eventos cancelados, a classe artística se deparou com uma enorme dificuldade para se manter ativa. Catarina Marcato, formada em Teatro Musical pela New York Film Academy, voltou ao Brasil com o sonho de conquistar os palcos por aqui, e foi logo surpreendida com o lockdown. “Comecei a entrar no mercado e me estabelecer por aqui, tinha data de estreia de um musical para Abril em 2020, mas tudo fechou”, diz Catarina.

Mas, a jovem atriz diz que não se deixou abater, e que procurou se manter ativa, produzindo e participando em projetos novos mesmo durante esse momento difícil. “Embora os espetáculos no formato tradicional, com a plateia calorosa e o friozinho na barriga, tenham sido interrompidos, tivemos a oportunidade de atuar em espaços alternativos e especialmente ter projetos para a internet. O mercado online cresceu muito em todas as áreas, especialmente na arte”, afirma.

Continua após a publicidade

Nova rotina

Em entrevista foi possível entender como ela construiu sua nova rotina de trabalho e estudo. Como professora de canto, continuou dando aulas normalmente, adotando o mundo Online: “É claro que você perde um pouco por causa da distância, e por não poder encostar nos alunos para uma correção ou outra, o contato faz diferença sim. Mas vejo que todos os meus alunos (e eu mesma!) apresentaram evoluções significativas no aprendizado!”.

A cantora também conta que não interrompeu seus estudos, mas pelo contrário, intensificou a rotina, uma vez que o home office lhe deu mais tempo livre. Além disso, iniciou uma especialização em voz cantada, o curso Canto Consciente, ministrado por Fernanda Lopes, Fonoaudióloga, especialista em voz cantada, que desenvolveu uma versão toda online do curso, para Fonoaudiólogos que trabalham coma voz cantada, para cantores e professores de canto.

Segundo Catarina, havia profissionais de todos os cantos do país, e até uma cantora de Portugal participando do curso: “O online nos possibilitou que nos conectássemos com profissionais incríveis de todo o mundo. Por conta deste hiato de espetáculos, grandes nomes da dança e do canto internacional puderam criar espaços em suas agendas para oferecerem workshops e palestras online. O próprio Clubhouse teve boa participação nisso”.

As oportunidades que surgiram com esse sistema online foram além de buscar conhecimento e novos mentores, Catarina teve a chance de tornar-se aluna da coreógrafa e diretora Fernanda Chamma em uma turma pequena de Jazz Dance, o que acabou se transformando em um convite para lecionar no Estúdio Broadway (escola de Teatro Musical de Fernanda), ser Diretora Residente e atuar no espetáculo musical ‘Heathers – a Teen musical’.

Espetáculos online

Muitos espetáculos que aconteceriam presencialmente, encontraram outra saída que não o adiamento da temporada: a filmagem. A peça ‘Cabaret dos Bichos’ do Grupo Gota e composições originais e Direção Musical de Fernanda Maia foi completamente ensaiada à distância para ser filmada nas últimas semanas.

Já o espetáculo ‘A Dança no Universo Pop de Quentin Tarantino’, uma homenagem em forma de Jazz aos grandes sucessos do diretor americano Tarantino, teve ensaios esporadicamente de acordo com as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde e também foi gravada, para posterior veiculação. Catarina, que fez parte do corpo de baile interpretando a vingadora Beatrix, de Kill Bill, diz que foi um alívio voltar a participar de um processo presencial. “Foi tudo muito diferente, todos estávamos ainda com bastante receio, mas conversamos muito sobre como a arte nos salvou nos tempos de confinamento”.

A última performance de Catarina foi no papel da protagonista Satine no espetáculo ‘Moulin Rouge’, uma versão reduzida do antes filme e agora sucesso da Broadway, produzido pela Les Arts, Escola de Artes e Produtora a inaugurar em agosto de 2021, sob direção de Letícia Chade aonde Marcato também dará aulas de canto. O show foi feito inteiramente ao ar livre, com quatro cantores e um elenco de bailarinos testados e negativados para o Covid-19, e encantou e emocionou um público que há muito tempo não tinha contato pessoalmente com a arte. “Foi maravilhoso! Nós conseguíamos enxergar a felicidade e esperança nos olhos que cada pessoa que estava lá. A energia que recebemos só reforça a importância da arte no coração das pessoas”. (Especial para O Hoje)

Veja Também