Lowbrow recebe mostra de Ivaan Hansen sobre tecnologia

Ivaan Hansen é artista em tempo integral desde 2000, além de filósofo de formação e professor de artes

Postado em: 06-08-2021 às 08h24
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Lowbrow recebe mostra de Ivaan Hansen sobre tecnologia
Ivaan Hansen é artista em tempo integral desde 2000, além de filósofo de formação e professor de artes | Foto: Reprodução

Após passar por São Paulo e Nova Iorque e antes de seguir para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a mostra ‘Chippado’, do artista plástico Ivaan Hansen, faz parada na galeria de arte do Lowbrow Lab Arte & Boteco, em Goiânia. A exposição, que entra em cartaz nesta sexta-feira (6), conta com 12 obras em acrílico sobre tela que estampam possíveis e necessários elos positivos entre a realidade cibernética, o meio social urbano e a natureza na sua totalidade.

Artista plástico autodidata desde 1995, Ivaan Hansen é reconhecido por sua colorida, lúdica, representativa, engajada e educativa arte sustentabilidade. Resultado de aproximadamente 30 anos de experimentações e estudo, seu estilo artístico ganhou força em 2015 com a Agenda 2030, que o inspirou a transmitir, de forma clara e incisiva, importantes mensagens universais sobre conservação e preservação de todo o ecossistema, incluindo a própria humanidade como expoente neste processo.

Todas as suas composições repassam a ideia de que podemos sim evoluir tecnologicamente e conservar de forma inteligente tanto as nossas riquezas naturais, quanto as imateriais, costumes e tradições. “Imprimo em minhas obras uma noção do que seria, e de como é possível, viver em um mundo onde o homem se realize inventando, praticando suas ideias inovadoras, sem agredir o outro, o meio ambiente, sem destruir, extinguir ou autodestruir-se”, conta o artista.

Continua após a publicidade

Já ‘chippado’ traz duas representações. Uma é a do homem consciente contemporâneo, que faz adequado uso do sistema digital. E a outra é de todos aqueles que estão em sintonia em prol da preservação da fauna e flora e que são guardiões de imutáveis leis.

“Chippado é um andarilho que passa levando mensagens de consciência ecológica e responsabilidade social, linkado ao desenvolvimento tecnológico. Quando passamos para o plural, trata-se de um convite à essa conectividade, tanto ao adentrar na magia dessa mostra incrível, quanto a levar um pouco desse brilho lúdico à sua realidade”, reitera Roan Andrade, curador da mostra.

A exposição ficará em cartaz até 5 de setembro, na galeria de arte do Lowbrow. A visitação é gratuita e pode ser realizada às sextas-feiras e sábados, das 19h à 0h.

Sobre o artista

Nascido em Santa Catarina, mas atualmente residente na capital goiana, Ivaan Hansen é artista em tempo integral desde 2000, além de filósofo de formação e professor de artes. Já expôs em diferentes estados brasileiros (SP, MG, SC, GO, PR, RS) e países como Áustria, Espanha, Tchecoslováquia, China, Tailândia, Dubai, Marrocos, Grécia, Holanda, Inglaterra e Nova Iorque.

Com características inovadoras, seu trabalho está sendo considerado visionário por nomes como Francesco Basile, curador de arte Basile da Galeria Artheerenveenart Art Gallery da Holanda; Marina Maryam Thurquio, curadora de arte em Dubai; e Roberto Andrade curador da Jadite Galeries de Manhattan, New York. Não é à toa que duas de suas obras estão permanentemente expostas no acervo da UNESCO.

Programação musical

A abertura da exposição contará com um show de blues, R&B e soul com o cantor Flávio Robbie. Acompanhado pelo baterista George Drummer, ele interpretará canções de Muddy Waters, Albert King, Eric Clapton, Johnny Cash, Ray Charles, Bill Withers, Amy Winehouse, Tim Maia e muito mais.

A noite, que faz parte do projeto D’BOA Música para o Bem, ainda terá discotecagem de Thiago Jesus, que apresentará uma mistura do que é referência em soul, jazz e black music, estilos que marcam sua pesquisa musical.

Neste dia, o público pode conferir a programação musical mediante doação de 2 kg de alimentos não-perecíveis, que serão encaminhados para a instituição Caminhos do Bem Goiás, que auxilia pessoas em situação de rua e famílias carentes.

Miscelânea cultural

A programação musical e a exposição de arte integram o Miscelânea Cultural, projeto aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. A iniciativa tem como intuito a dinamização de espaços culturais, oferecendo programação gratuita e de qualidade, com exposições de arte, oficinas e debates artístico-culturais e shows. (Especial para O Hoje)

Veja Também