Arte urbana no mercado financeiro

Fábio Polesi e Thiago Salomão criam obra original com 100 prints com eventos que ocorreram em 2020

Postado em: 16-08-2021 às 08h46
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Arte urbana no mercado financeiro
Fábio Polesi e Thiago Salomão criam obra original com 100 prints com eventos que ocorreram em 2020 | Foto: Reprodução

Difícil imaginar o que tem em comum entre o mercado financeiro e as artes plásticas, mas Fábio Polesi em parceria com Thiago Salomão encontrou. Retratar momentos críticos do mercado financeiro brasileiro, homenagear grandes nomes do setor e ajudar instituições sem fins lucrativos. Esses são os novos desafios do artista plástico reconhecido por suas participações na Semana de Arte de Nova York e por criações para celebridades brasileiras. Parte do valor arrecadado com as vendas será doado para a ONG Gerando Falcões para o Instituto Walls.

A empreitada é fruto de uma parceria entre o artista plástico Fábio Polesi com o analista de investimentos e criador de conteúdos Thiago Salomão, que é cofundador e apresentador do programa Stock Pickers, da XP Inc. O projeto foi pensado para criar uma  obra de arte original, em uma edição limitada e exclusiva. Fazem parte da tela 100 prints que ilustram a trajetória do mercado financeiro do País e os acontecimentos marcantes que ocuparam as manchetes dos jornais.

Thiago Salomão foi quem direcionou os eventos destacados, entre eles aparecem os seis circuits breakers vivenciados na Bolsa em março de 2020 e o famoso Joesley Day. Também há homenagens a grandes personalidades, como Ray Dalio, Nassim Nicholas Taleb e Pedro Damasceno, Leda Braga, entre outros. Todas as obras serão impressas em fine art de pigmento mineral no padrão museológico, arquivamento sobre papel 100% Algodão Hahnemuhle Museum Etching 350 gramas na medida 60 x 90cm. Os compradores receberão certificado de autenticidade Hahnemuhele.

Continua após a publicidade

“Conheci o trabalho do Polesi por meio de um amigo em comum. É um artista que mistura várias técnicas nos seus quadros e o resultado é uma arte transgressora e impressionante. Enxergamos uma identificação com o trabalho que fazemos dentro do Stock Pickers. Usamos uma linguagem informal e simples para falar de assuntos complexos, que até alguns anos só eram conhecidos por pessoas com alto poder aquisitivo. De certa forma, também somos transgressores na arte de ensinar sobre bolsa e mercado financeiro”, explica Salomão.

Nascido em Santos (SP), o artista plástico, Fábio Polesi, de 45 anos, acumula quase 30 anos de atuação no mundo artístico e já fez exposições em Nova York, Miami e Los Angeles, e suas peças já foram vendidas em mais de 20 países. Polesi ficou conhecido mundialmente pela série ‘The Wall’, criada em Nova York. Ele já realizou trabalhos para nomes como Giovanna Antonelli, Mel Gibson, Frank Grillo, Fausto Silva, Rigam Machado e o influenciador Thiago Nigro. Em 2019, criou um quadro, com o qual foi presenteada a cantora Anitta, na abertura do evento Vale Music Fest.

“Como artista plástico, sempre busquei levar a arte de rua para dentro da casa das pessoas. Estou muito feliz em participar desse projeto, que nos permitiu traduzir de forma simples toda a complexidade do mercado financeiro em pinturas impactantes, e que contribuirá para disseminar a cultura e educação financeira em comunidades carentes. A arte tem o poder de transformar a vida das pessoas e, sem dúvida, trará uma nova visão de mundo para essas comunidades”, explica Polesi.

O lançamento oficial ocorre em uma live na quarta-feira (18), às 19hs no link youtube.com/StockPickers, com presença, ao vivo, de Thiago Salomão, Fábio Polesi e Edu Lyra, CEO e fundador do Gerando Falcões. As vendas dos 100 prints serão iniciadas durante o evento digital, quando o link para o site e preço serão anunciados. Além disso, os prints serão disponibilizados na semana seguinte também em versões NFTs colecionáveis. Todos com garantia de tiragem numerado, especificação da produção e itens de segurança.

A expectativa, com a ação, é arrecadar cerca de R$ 100 mil com a venda das obras. Do total, metade será destinado à ONG Gerando Falcões para uso em projetos voltados para educação, desenvolvimento econômico e cidadania em territórios de favela e programas de transformação sistêmica de favelas, como o Favela 3D. A outra parte vai para Instituto Sustentabilidade Cultural Ambiental e Social Walls, cujo objetivo é valorizar os artistas nacionais, e que irá destinar o montante para os artistas envolvidos na produção que foram impactados pela pandemia.

Veja Também