Festival de Fotografia com categorias para profissionais e amadores

Em 2019 os curadores escolheram a imagem de Mirim Costa, na categoria 'Retrato de Pessoas', para ilustrar a capa do livro

Postado em: 17-08-2021 às 08h16
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival de Fotografia com categorias para profissionais e amadores
Em 2019 os curadores escolheram a imagem de Mirim Costa, na categoria 'Retrato de Pessoas', para ilustrar a capa do livro | Foto: Reprodução

Com uma grande variedade de categorias, a edição 2021 do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show consolida o evento como um dos mais importantes no mercado. Recebendo veteranos e dando visibilidade aos amadores, o festival busca proporcionar um espaço de criatividade, onde os fotógrafos possam se expressar com liberdade e nos mais diferentes estilos. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de agosto por meio do site brasiliaphotoshow.com.br.

Em sua sétima edição, o Brasília Photo Show 2021 traz como proposta expandir o mercado da fotografia, por meio da mistura de gêneros e de profissionais. Ao todo são 22 categorias, o que garante consideráveis possibilidades para fotógrafos especialistas nos mais diversos estilos e segmentos dentro do amplo espectro da arte de fotografar. O fotógrafo Edu Vergara, idealizador e curador do evento aposta em 2021 como uma edição histórica em termos de qualidade artística e criatividade.

Dentre as categorias, novidades ou não, a que tem se destacado é a ‘Esporte’, que não poderia faltar em um ano olímpico. É uma categoria que revela muita superação, força, destreza e a beleza das atividades. Ela vem surpreendendo pela plasticidade das imagens recebidas e pelos detalhes presentes em cada trabalho. Os curadores esperam contemplar a prática desportiva em sua essência, não importa se a imagem registra esportes radicais, como surf e o skate, ou tradicionais, como o xadrez e o futebol.

Continua após a publicidade

Outra categoria que ganhou os corações dos fotógrafos foi a ‘Gastronomia’. “O profissional que manda bem nesse segmento sabe brincar com cores e texturas, temos recebidos ótimos trabalhos”, adianta Rodrigo Nimer, diretor executivo do BPS Group. ‘Agronegócio’ também tem conquistado seu espaço no festival. “As portas estão abertas para imagens feitas em pequenas propriedades ou nas gigantes fazendas do agrobusiness. Cliques de trabalhadores rurais, animais, produção agrícola, vinícolas sempre surpreendem”, detalha Nimer.

O Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show entende a fotografia como um instrumento de conexão, apreço e reflexão. “Somos fotógrafos com câmeras prontas para registrar o que nossos olhos testemunham. O Festival é um palco para talentos, é para ver e ser visto, não importa se você já é consagrado ou se está começando”, observa Edu Vergara. Ele lembra que cenas cotidianas também inspiraram as categorias ‘Pet’, ‘Casamento’, ‘Mobilidade sobre Trilhos’ e ainda ‘Grávidas’, ‘Bebês’, ‘Parto’ e ‘Família’.

Mais destaques do que está por vir

Uma das categorias que mais instiga os participantes e o público é a ‘Sensual’, que de acordo com o fotógrafo Edu Vergara, a linha é tênue para quem trabalha com esse tipo de imagem. “É um segmento que nos tira da zona de conforto, que gera reflexão” pontua. O fotógrafo também destaca a categoria ‘Editadas e Montagem’, cuja pegada passa pela imaginação do autor e sua capacidade de criar em cima da imagem. Na contramão dela está a categoria ‘Fotojornalismo’, que demanda fotógrafos com olhares apuradíssimos.

Ainda descobrindo as categorias que mais chamam a atenção,                ‘Retrato de Pessoas’ merece um olhar mais profundo. A partir dela que os curadores escolheram as imagens que estampam a capa do livro do festival. ‘Astro Night Sky’ (astrofotografia) também costuma gerar encanto no público por se tratar da eternização da imensidão do universo, dos astros e dos signos. “São explorados desde fotos técnicas de capturas com longuíssima exposição, até fotos noturnas que mostram astros que podem ser vistos a olho nu”, acrescenta Nimer.

Brasília, como sede do evento, não deixaria de ser homenageada. No hall das 22 categorias disponíveis para os fotógrafos participantes escolherem, a que homenageia a capital do País não ficou de fora desta edição. “Brasília é muito fotogênica, é a cidade que inspirou o festival, é patrimônio da humanidade. A categoria Brasília 61 anos receberá trabalhos que exibem a capital dos brasileiros. Vale fotos antigas e atuais”, destaca o diretor executivo do BPS Group. A premiação da nova edição será em novembro. Os vencedores serão agraciados com prêmios que somam mais de R$ 50mil. Entre eles, uma viagem com acompanhante para Fernando de Noronha, prêmio exclusivo para o vencedor da categoria ‘Parques Nacionais’. A premiação também inclui 22 cursos ‘Cara da Foto’ e um voucher de R$ 450 em produtos e acessórios Incoflash para os vencedores das estatuetas, além de Salas Virtuais no BPS Grand Gallery, dentre uma imensa variedade de prêmios.

Veja Também