Nutricionista afirma que peixes são ótimas opções de proteínas e nutrientes

Peixes crus são sim opções saudáveis e saborosas para a nossa alimentação

Postado em: 31-08-2021 às 08h31
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Nutricionista afirma que  peixes são ótimas opções de proteínas e nutrientes
Peixes crus são sim opções saudáveis e saborosas para a nossa alimentação | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

Incluir peixes regularmente na dieta traz benefícios como melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e reduzir a inflamação. Além disso, consumir peixes ajuda na perda de peso, pois normalmente são fontes de proteínas com menos calorias do que as carnes vermelhas e o frango, favorecendo dietas de emagrecimento. A carne branca é encontrada na mesa de milhões de brasileiros e faz parte da rotina de quem procura uma alimentação equilibrada. 

Para quem quer uma boa opção de peixe magro, o Filé Saint Peter se encaixa no cardápio. “Essa variedade é muito conhecida e possui uma boa proporção de proteína por caloria consumida, além dos nutrientes que os peixes possuem”, explica  Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. Dessa forma, é uma alternativa para estratégias nutricionais que focam na redução da ingestão de calorias.

Continua após a publicidade

Os peixes podem ser consumidos todos os dias, por serem boas fontes de proteínas, como qualquer carne. O Saint Peter ainda é de fácil preparo e tem uma boa aceitação por parte das pessoas, por conta de seu sabor mais suave. Sendo assim, a nutricionista indica consumir na rotina frequentemente:  “recomendo, pelo menos, de 2 a 3 vezes na semana”.

Porém, nem todos os tipos de peixe são magros. O salmão e o atum, por exemplo, têm um teor calórico relativamente alto. “Essa caloria vem do teor de gordura mais alto, lembrando que são gorduras boas, essenciais à nossa saúde”, explica.

Assado, grelhado ou cozido. Na forma de preparo, o ideal é variar nas opções, sempre levando em conta uma dieta saudável. “Muitas pessoas acabam consumindo os peixes apenas fritos, o que não é recomendado. É interessante variar o preparo, tanto para não aumentar o consumo calórico, quanto para evitar o consumo de óleos vegetais utilizados nas preparações fritas”, completa.

Benefício do peixe cru 

Seja salmão, tilápia e outros tipos de pescados, o consumo da carne crua é sempre motivo de dúvidas, mitos e verdades. No entanto, quando falamos nesse tipo de culinária, não tem meio termo: Quem come defende e quem não come crítica. Por isso, para sanar os dilemas, vamos descobrir e destrinchar os benefícios desse tipo de preparação, tão comum da gastronomia japonesa, para a nossa saúde alimentar.

Apesar de muitos ainda ‘torcerem o pescoço’ para preparações não cozidas, os peixes crus são sim opções saudáveis e saborosas para a nossa alimentação. Segundo a nutricionista Tamara Castro, com equilíbrio e atenção às questões de higiene, seguindo as normas impostas pela Vigilância Sanitária, essa forma de cozinhar é altamente benéfica:

“O hábito de consumir peixe cru pode ser bastante saudável desde que algumas considerações sejam observadas. Ao consumirmos peixe cru em restaurantes, por exemplo, devemos sempre estar atentos se o estabelecimento em questão segue todas as normas da Vigilância Sanitária quanto aos processos de Boas Práticas de Manipulação, uma vez que, o peixe cru pode ser contaminado pelos manipuladores que não obedecem as regras higiênico-sanitárias”, explica a profissional. (Especial para O Hoje)

Abaixo, a nutricionista Renata indica 3 opções de receitas saborosas e nutritivas com peixes para incluir no dia a dia:

RECEITA 

Tilápia ao forno com alecrim

Ingredientes:

  • Filés de tilápia
  • 4 ramos de alecrim
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola fatiada
  • 4 pedaços de papel alumínio
  • Sal e pimenta do reino preta a gosto

Preparo:

Coloque cada filé de tilápia sobre 1 pedaço de papel alumínio, junto com algumas fatias de cebola. Regue com azeite e salpique com o alecrim, o sal e a pimenta. Feche o papel alumínio, formando 4 papilotes e leve para assar em forno a 180 graus por cerca de 30 minutos. Depois, retire a tilápia dos papilotes e deixe dourando no forno por mais 10 minutos.

Veja Também