Segunda-feira, 08 de julho de 2024

OSB, no Rio de Janeiro, encerra apresentações para arrecadar verbas

Flávia Villela Repórter da Agência Brasil Encerraram-se no último domingo (4) as apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), na capital fluminense, com

Postado em: 06-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: OSB, no Rio de Janeiro, encerra apresentações para arrecadar verbas

Flávia Villela Repórter da Agência Brasil


Encerraram-se no último domingo (4) as apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), na capital fluminense, com o objetivo de arrecadar verbas para os músicos, que estão há sete meses com salários atrasados. Após 77 anos de existência, a OSB corre o risco de acabar por falta de patrocinadores e do apoio do Governo Federal.

Continua após a publicidade

O último concerto será apresentado na Sala Cecília Meireles, na Lapa, no Centro do Rio, às 17h, com entrada custando R$ 50 (inteira). A apresentação tem regência do maestro Roberto Tibiriçá com o apoio de músicos das orquestras Petrobras Sinfônica e da Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No sábado (3), foi realizado um concerto com entrada livre na Escola de Música da UFRJ e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Cada um doou o que pôde, desde dinheiro a alimentos não perecíveis.

O violonista búlgaro Nikolay Sapoundjiev, que mora na cidade há 7 anos, é um dos integrantes do movimento. “É uma situação dramática, vivemos o drama da Orquestra Sinfônica Brasileira como instituição e o drama pessoal de cada músico. Imagine um profissional que estudou a vida inteira, que teve êxito na profissão que poucos tiveram e agora ter que passar por isso”.

Desde 1940, quando foi fundada, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos. A Secretaria Municipal de Cultura anunciou que não apoiará financeiramente a orquestra. Em nota, a secretaria informa que, mesmo que houvesse dinheiro em caixa, a dívida contratual da OSB com a administração passada impediria os repasses. O texto informou que a prefeitura busca uma saída por meio de alternativas que a orquestra se mantenha com fins próprios, com auxílio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

Veja Também