Cia Teatral Oops apresenta espetáculo ‘Adan Experience’ em Goiânia

Peça faz uma reflexão de como o 'homo sapiens' está lidando uns com os outros e com a natureza

Postado em: 14-09-2021 às 08h26
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cia Teatral Oops apresenta espetáculo ‘Adan Experience’ em Goiânia
Peça faz uma reflexão de como o 'homo sapiens' está lidando uns com os outros e com a natureza | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

Um espetáculo que busca refletir sobre a arte, os limites entre realidade e ficção, sobre ciência, conhecimento e a nossa própria existência. Essa é a proposta de ‘Adan Experience’, peça da Cia Teatral Oops que será apresentada nesta terça-feira (14), pelo Terça no Teatro. A apresentação será híbrida, portanto, o público poderá acompanhar de forma presencial ou pelo canal do Teatro SESI no YouTube (www.youtube.com/teatrosesigo) a partir das 20h. A peça com classificação livre tem a duração de 60 minutos e será traduzida para Libras. 

‘Adan Experience’ é uma obra que joga com os limites da arte, do teatro e da nossa própria

Continua após a publicidade

existência no planeta Terra. A dramaturgia foi toda desenvolvida partindo do processo criativo e dos treinamentos e laboratórios desenvolvidos entre ator e diretor, durante a residência artística da Cia Teatral Oops! (Brasil) com a Aula de Teatre de Lleida (Catalunha), partindo de pressupostos das diferentes culturas e procedimentos técnicos de criação cênica. Romper as barreiras culturais, idiomáticas e artísticas, em prol de uma obra de teatro foi o ponto de partida da ‘experiência’.

Segundo o ator João Bosco Amaral foram feitas poucas apresentações desse espetáculo. A peça foi montada na Espanha e exibida em duas cidades lá, como ainda algumas vezes no Brasil. “Durante o processo fomos definindo a temática a partir de questões ligadas à ciência, genética, mecânica quântica, antropologia, mas ao mesmo tempo abordando o próprio existencialismo e ato de ser artista, e as condições para que o trabalho possa ser desenvolvido”, conta o artista ao Essência

Referências e temas 

João também relembra em entrevista sobre as diversas referências para a criação. “Do lado temático, a base para construção da dramaturgia foram as obras de Charles Darwin e de Yuval Noah Harari, além de filmes documentários, como a série ‘Explicando’ e ‘Unnatural Selection’, por exemplo. Como referências estéticas, vimos várias palestras da Plataforma TED, TED TALKS e TEDx, filmes de ficção como Experiência Gattaka, Lucy, Matrix entre outros”. 

A mensagem que ‘Adan Experience’ pretende passar para o público é de como lidar com os novos desafios, as tecnologias, as Fake News, mudanças climáticas, religião e genética. A peça é bastante interativa. Tanto o público que irá acompanhar on-line ou presencial pode participar ativamente do espetáculo. “Buscando refletir sobre o nosso futuro aqui, a partir das nossas atitudes do passado e do presente, sobre que tipo de vida e mundo queremos deixar para as próximas gerações”, diz Amaral. 

Questionado sobre o que o público pode esperar dessa apresentação de terça-feira, João garante que provavelmente o público irá assistir a algo que não tenha nenhuma ligação com outra peça de teatro que conheçam, ou mesmo de uma temática pouco abordada em peças de teatro, como genética, biohacking, evolução das espécies e temas factuais, reais, do momento exato em que estamos vivendo. “O espectador pode até mesmo propor uma nova peça, um novo formato, mas tudo isso vai depender da ‘experiência’ e de como vamos nos conectar a ela”. 
A temporada tende a ser expandida para a Europa, então essa é uma grande oportunidade para os goianos contemplarem o espetáculo. “Agora em outubro irei a Portugal para fazer um mestrado Braga, e já estamos agendando apresentações do espetáculo por lá e também na Espanha. Esperamos voltar breve ao Brasil com mais apresentações, mas é provável que essa seja uma oportunidade única para os próximos dois anos”, finaliza João. (Especial para O Hoje)

Veja Também