Sul do país é um dos principais destinos de turistas durante o inverno

A Rua Coberta é um espaço que reúne restaurantes, lojas, cafeterias, apresentações culturais, incluindo o Festival de Cinema

Postado em: 15-09-2021 às 08h40
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Sul do país é um dos principais destinos de turistas durante o inverno
A Rua Coberta é um espaço que reúne restaurantes, lojas, cafeterias, apresentações culturais, incluindo o Festival de Cinema | Foto: Reprodução

Com o fim do inverno se aproximando, os goianos têm procurado cada vez mais cidades com temperaturas mais baixas para aliviar o calor que tem atormentado a capital goiana. Uma das cidades que mais atraem turistas nessa época do ano é Gramado (RS), e por lá o que não falta são atividades para você tirar os casacos do armário. O clima e o relevo da Serra Gaúcha, unidos a uma gastronomia vigorosa com influência da imigração europeia, são impulsionados há anos por investimento em estrutura hoteleira, atrações e novidades a cada temporada.

Considerada a capital turística da Serra Gaúcha, Gramado está a cerca de 130 km de Porto Alegre e se destaca por oferecer uma estrutura turística de fazer inveja a qualquer capital do Brasil. É um destino para pessoas de todas as idades, com atrações variadas, bons hotéis e excelentes restaurantes. Gramado cresceu através do turismo e junto com sua vizinha Canela oferece paisagens belíssimas dentro e fora do centro urbano. Seja na época em que florescem as hortênsias, no inverno ou no período do Natal, quando Gramado fica toda iluminada.

Os aeroportos mais próximos são o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul (66 km), e o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (115 km). Dessas cidades é possível alugar um carro. A partir da capital gaúcha, o caminho mais comum é pela BR-116, saindo da via depois de Novo Hamburgo para pegar a RS-239 e, em Taquara, seguir pela RS-115. Do Aeroporto Salgado Filho e da Rodoviária de Porto Alegre saem ônibus da empresa Citral, o percurso leva cerca de duas horas. E ainda é possível sair da Rodoviária de Caxias.

Continua após a publicidade

Para quem está com veículo próprio, valem alguns avisos: na alta temporada, o trânsito e a dificuldade de estacionar podem ser dignos de metrópole. Não há semáforos e o tráfego é ordenado pelas rótulas. Ainda existe a possibilidade de usar Uber, táxi e ônibus circular. Uma alternativa conveniente é o Bus Tour, ônibus de dois andares no qual o turista paga um valor fixo por um período e pode embarcar e descer em diferentes paradas. Ele percorre quase 40 pontos entre as Gramado e Canela, cobrindo praticamente todas as atrações.

Para os goianos turistarem

Está em Gramado e ainda não nevou? Não precisa se preocupar, pois o Snowland, é o primeiro e único parque com ‘neve de verdade’ o ano todo no Brasil. Em uma área de 16 mil m², sendo 8,1 mil m² dedicados a neve de verdade, os visitantes encontram muitas opções de entretenimento, como a pista de patinação no gelo, e a Montanha de Neve. Dá até para fazer aula de esqui ou snowboard, ver shows de patinação artística e até dar de cara com o Yeti, mascote do parque, o adorável homem das neves.

Águas quentes é no Acquamotion, primeiro parque aquático coberto e temático com águas termais da América do Sul. Ele conta com águas naturalmente aquecidas e climatização em todos os ambientes internos. Além disso, conta com uma tematização especial, pensada para trazer as belezas e encantos da Serra Gaúcha para dentro do parque com personagens que encantam crianças e adultos. Os visitantes podem se divertir e conhecer a história de ‘Ales – o Guardião do Globo do Tempo e seus irmãos’, os guardiões das estações do ano.

Um dos pontos mais belos e turísticos de Gramado é o Lago Negro. Um lugar delicioso para uma caminhada ou para ver o entardecer. Além disso, é comum as pessoas irem para passearem de pedalinhos. A rua Emilio Sorgetz, conhecida como Rua Torta é outro ponto turístico muito visitado na cidade e lembra a famosa Lombard Street, na Califórnia. A Rua Torta chama muito a atenção dos turistas pelo seu formato sinuoso e também pelos lindos canteiros floridos. Vale a pena dar uma voltinha e tirar uma linda e divertida foto no local.

Localizada no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz e do Palácio dos Festivais, a Rua Coberta é um espaço que reúne restaurantes, lojas e cafeterias. É palco de apresentações culturais e de vários eventos, incluindo o Festival de Cinema, então vale a visita. Lugar que também vale a vista é a Fonte do Amor Eterno. Localizada entre a Igreja Matriz São Pedro e o Boulevard São Pedro ela chama atenção por sua dezena de cadeados coloridos que a deixam ainda mais charmosa. Local de encontro dos mais apaixonados, onde eternizam o seu amor. E por fim, para encarar o frio e ter disposição para tantos passeios nada melhor que uma boa refeição quentinha, não é mesmo? E estando em Gramado, não dá para deixar de se deliciar com um tradicional café colonial, tão típico da região. O Café Colonial Bela Vista foi inaugurado em 1972 e desde então, recebe milhares de turistas para saborear diversas receitas. Ao todo, são 80 delícias servidas à mesa como pães, tortas, bolos de diferentes sabores, chocolate quente e muito mais. Agora é só aproveitar as dicas e marcar a data da viagem.

Veja Também