Professor do Gustav Ritter participa de festival internacional de dança

O professor do Núcleo de Dança do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter e bailarino do Teatro Escola Basileu França

Postado em: 10-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Professor do Gustav Ritter participa de festival internacional de dança

O professor do Núcleo de Dança do Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter e bailarino do Teatro Escola Basileu França Marcus Vinícius de Souza é um dos quatro representantes de Goiás no 13º Concurso Internacional de Ballet de Moscou, uma das competições mais importantes do cenário da dança clássica, que será realizado de 10 a 20 de junho.

Marcos vai disputar na categoria solo masculino sênior. Ele será acompanhado pela coordenadora do Núcleo de Dança do Gustav Ritter, Simone Malta, durante a viagem para Moscou. O festival ocorre a cada quatro anos, e tem o júri composto por bailarinos russos, diretores artísticos, coreógrafos, críticos internacionais e personalidades da área de dança. Entre os 200 bailarinos selecionados no mundo, aproximadamente 20 são brasileiros.

O bailarino conta que a rotina de preparação tem sido intensa. “Estou treinando diariamente das 14h às 22h, ensaiando as coreografias”, revela sem perder o entusiasmo. A paixão pelo balé surgiu na infância, quando ele ia às apresentações de dança da prima. Ele explica que, ao ver a prima dançar no palco, ele se encantou pela arte e decidiu fazer balé.

Continua após a publicidade

Marcos Vinícius foi aluno de dança do Gustav Ritter dos 10 aos 15 anos, e, hoje, com 20 anos, ensina o que aprendeu. “Sinto-me honrado em ser professor no Ritter e passar o que eu aprendi lá fora, em outro país”, afirma com um sorriso no rosto. Durante 2016, ele esteve na França estudando na Escola Internacional de Dança Rosella Hightower.

O Instituto de Educação em Artes Professor  Gustav Ritter, unidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goias (Seduce), é um espaço destinado à formação artística e cultural de crianças, jovens e adultos, por meio de seus núcleos de Música, Dança e Teatro. Atualmente, atende cerca de 1.500 alunos, com idades entre 5 a 80 anos, nos turnos matutino, vespertino e noturno.

O espaço está em funcionamento há 28 anos no bairro de Campinas, em Goiânia, e atende a população de diversos bairros da Capital e de cidades da Região Metropolitana – como Trindade, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia. (Comunicação Setorial Seduce Goiás)

Veja Também