Quinta-feira, 28 de março de 2024

Levantamento revela aumento na busca por músicas antigas

Akatu foi criado em 2015 por três jovens apaixonados por pagode e hoje é uma banda em ascensão

Postado em: 21-09-2021 às 09h32
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Levantamento revela aumento na busca por músicas antigas
Akatu foi criado em 2015 por três jovens apaixonados por pagode e hoje é uma banda em ascensão | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

O termo ‘pagode’ está presente na cultura musical brasileira desde, pelo menos, o século XIX. Inicialmente, era associado às festas realizadas nas senzalas e, mais tarde, se tornou sinônimo de qualquer festa regada a bebidas alcoólicas e cantoria.Como vertente sonora, o pagode nasceria exatamente dessa manifestação popular completamente marginal aos acontecimentos musicais dos grandes meios de comunicação brasileira.

Os anos 90 foram momentos de ouro para o pagode. Foi nessa época que grupos como Raça Negra, Katinguelê e Só Pra Contrariar foram lançados ao mercado e, mesmo após 30 anos desse boom, o ritmo ainda continua sendo um dos queridinhos dos brasileiros. E dentro desse cenário, novos grupos também se destacam, resgatando o estilo e as músicas românticas.

Continua após a publicidade

Prova disso foi o sucesso que o ritmo fez com as lives em 2020 e tomando conta do cenário musical. Todo esse cenário se refletiu na indústria e nos números. A banda Akatu, por exemplo, já conquistou mais de 60 milhões de visualizações no Youtube e mais de 400 mil ouvintes mensais no Spotify.

Angelo Oliveira, vocalista do grupo mineiro, que ganhou destaque após chamar atenção do Neymar, acredita que a alegria que o Akatu traz para o palco, é um dos segredos para o sucesso. “Nossa ideia é sempre trazer a alegria no palco, gostamos de passar isso para o nosso público. Os grandes clássicos realmente mexem com o coração das pessoas durante o show, é possível ver a emoção deles no momento”, garante.

Além disso, o grupo também está no projeto ‘Encontro de Gerações’, álbum que conta com a participação do Grupo Revelação, grande sucesso dos anos 90, cantor Xande de Pilares, Vitinho e Liomar do Pique Novo. A iniciativa reúne grandes nomes do pagode em um roda de samba para cantar seus maiores sucessos e canções inéditas.O álbum já está disponível no Youtube da banda e no Spotify.

Desde o início da pandemia e a paralisação dos shows, o público vem buscando na música relembrar e viver coisas boas e a tecnologia é um facilitador para isso. Segundo o Spotify, maior serviço de streaming por assinatura do mundo, a busca por canções antigas aumentou 54% em abril de 2020 e também foi possível sentir o aumento de playlists com esse recorte. “Nossos shows são uma mistura, cantamos nossas músicas autorais, mas os grandes sucessos do pagode e do samba não podem faltar no repertório para animar a galera”, finaliza ngelo.

Encontro de Gerações
O derradeiro Volume 4, do projeto ‘Encontro de Gerações’, acaba de ser lançado. Para fechar com chave de ouro a iniciativa que reúne os grandes nomes do samba e pagode nacional, todos os artistas que participaram da roda de samba se encontram neste último registro a ser disponibilizado. Além dos anfitriões, Akatu e Revelação, os ícones Xande de Pilares e o cantor Vitinho abrilhantam o último bloco com as suas participações mais que especiais. São três vídeos com duas músicas inéditas, que já podem ser acessadas pelo canal do grupo Akatu no YouTube. (Especial para O Hoje)

Veja Também