Google Arts & Culture lança exposição inédita sobre culinária do México

Nova exposição explora o ingrediente secreto da gastronomia mexicana: a paixão

Postado em: 22-09-2021 às 08h44
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Google Arts & Culture lança exposição inédita sobre culinária do México
Nova exposição explora o ingrediente secreto da gastronomia mexicana: a paixão | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

De Tijuana a Mérida, do chili ao chocolate e do doce ao picante, qualquer pessoa no México costuma concordar que qualquer alimento que queira representar autenticamente seu país deve trazer um ingrediente secreto e indispensável: a paixão.

A paixão é o que desencadeia a transmissão das receitas de uma geração para outra. É aquele que valoriza os sabores com que mães e avós deliciam seus filhos. E é ela que acorda, todas as manhãs, o exército de mayoras (conhecedores da cozinha tradicional), cozinheiros e chefs que, desde antes do nascer do sol, invadem as cozinhas e as ruas de todo o México com os seus deliciosos preparativos.

Continua após a publicidade

Essa paixão autêntica e genuína é o que o Google Arts & Culture celebra com a exposição Sabores do México. Uma colorida mostra interativa e audiovisual, que graças às múltiplas possibilidades que a tecnologia oferece, convida hoje pessoas de todo o mundo a se aproximarem da diversidade e da riqueza dos sabores mexicanos, conhecerem seus ritos e tradições e ouvir os principais protagonistas da gastronomia do país.

Criado com o apoio e colaboração do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo do Governo do México, além das secretarias de cultura dos governos estaduais de Oaxaca e Jalisco, além do Museu Soumaya e do Museu Franz Mayer, entre outras instituições, a nova exposição Google Arts & Culture reúne quase 5.000 obras de arte, ilustrações, receitas, histórias, material educacional e vídeos com entrevistas exclusivas.

Além dessas peças, cerca de 200 histórias apresentam diferentes ângulos da gastronomia mexicana atual, desde cozinheiros tradicionais de estados como Oaxaca e Guanajuato, até amostras sobre a preparação do Chile en Nogada ou o uso de ingredientes exóticos, como o Flor de Izote no estado de Veracruz ou colheita de insetos, relacionada ao aproveitamento da fantástica biodiversidade que o país possui.

Assim, sabores regionais, ingredientes únicos, ritos ancestrais e promotores de vanguarda da vigorosa cozinha mexicana se unem, graças à tecnologia, em uma amostra inédita, que o convida a devorar com os olhos e ouvidos os mais saborosos legados das culturas pré-hispânicas e suas múltiplas influências. Uma explosão de aromas, sabores e cores, onde se unem o espiritual, a família, a biodiversidade, a sociedade, a terra e a história de um país orgulhoso das suas raízes e sempre pronto a inovar desde a mesa.

Para comemorar essa nova coleção, compilamos algumas das receitas icônicas da comida mexicana na playlist Sabores de México, que podem ser vistas no canal do Google México no YouTube. Por meio de 15 vídeos, diferentes criadores de conteúdo compartilham suas impressões e processos de preparação de pratos como as quesadillas de Huitlacoche, o porco Tikin Xic, a toupeira em um copo, entre outros. (Especial para O Hoje) 

Pratos mais conhecidos (BOX)

Guacamole

Feito com abacate, pimenta, cebola, tomate, dentre outros temperos, o Guacamole é um prato típico mexicano geralmente consumido com Nachos ou utilizado como recheio para vários pratos. Esse é um dos pratos típicos do México mais conhecido e é uma espécie de purê de abacate bem apimentado (ou nao) finalizando com aquela acidez do limão.

Chilli com Carne

Chilli com carne é uma das receitas que mais representa as tradições mexicanas. É um prato tradicional feito à base de carne moída, com feijão e molho de tomate com pimenta. Geralmente é servida como acompanhamento para Nachos, Tortillas e outros.

Nachos

Os nachos são as Tortillas fritas. Muito crocantes, possuem formato triangular, lembrando o famoso Doritos. É bem comum, inclusive, alguns restaurantes servirem Doritos na entrada de seus pratos acompanhados de Guacamole. Geralmente são servidos em conjunto com cheddar, pimenta e carne moída, os Nachos não podem ficar de fora do seu quadro culinário quando for ao México

Burritos

Os Burritos são um dos pratos típicos do México mais famosos. Preparados com a mesma massa das Tortillas, são servidos enroladinhos e os recheios variam bastante. Podem ser recheados com carne, queijo, tomate, feijão, Chilli e muito mais. A iguaria pode ser encontrada desde pequenos quiosques até restaurantes da alta gastronomia mexicana.

Veja Também