Projeto ‘CHiMOMi’ faz turnê pelo interior de Goiás

Iniciativa conta com o financiamento do Fundo de Arte e Cultura

Postado em: 14-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto ‘CHiMOMi’ faz turnê pelo interior de Goiás
Iniciativa conta com o financiamento do Fundo de Arte e Cultura

Escolas estaduais de dez municípios goianos atendidas pelo projeto Ciranda da Arte recebem o espetáculo infantil CHiMOMi – A bOla, e a oficina livre Corpo-Malabares, com a atriz e psicóloga Flávia Cunha. A turnê faz parte do projeto CHiMOMi, que é uma iniciativa contemplada pelo Fundo de Arte e Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

As apresentações são gratuitas; começaram na segunda-feira (12) e seguem até agosto, passando pelas cidades de Piranhas, Palmeiras, Jussara, Águas Lindas de Goiás, Novo Gama, Formosa, Posse, Campos Belos, Goianésia e Itapaci. 

O município de Piranhas foi o primeiro a receber a trupe, no dia 12, na Escola de Tempo Integral Costa e Silva, da rede pública estadual de ensino. No dia 13, a apresentação foi no Centro Cultural de Palmeiras, e, nesta quarta-feira (14), às 8h, no Colégio Estadual Dr. Brasil Ramos Caiado, em Jussara. O calendário completo das demais cidades pode ser conferido no site:www.chimomi.com.

Continua após a publicidade

O espetáculo infantil CHiMOMi – A bOla é um trabalho solo autoral desenvolvido por Flávia Cunha, ao longo de uma década, envolvendo arte e terapias com crianças e jovens de diferentes regiões brasileiras, incluindo pessoas com necessidades especiais. 

Em cena, CHiMOMi, uma palhaça que não fala, se vale da linguagem do circo e do teatro mudo, com a música de Val Azevedo, criada especialmente para este espetáculo, que executa em cena variados instrumentos (banjo, violão, flauta, gaita, cavaquinho, percussão, voz e plásticas sonoras). 

Já a oficina livre Corpo-Malabares, além de ensinar a construir os malabares, une os benefícios desta arte circense com técnicas corporais oriundas da Psicologia. A dinâmica é uma prática saudável de atividade física, sem riscos de impacto ou lesões, e conta ainda com o estímulo do trabalho manual na medida em que a criança e o adolescente aprendem a construir as bolas de malabares e a valorizar o produto por ela criado.

Desde 2012, o projeto CHiMOMi já foi apresentado em outros 12 estados e também no Distrito Federal.  Outras informações podem ser obtidas no sitewww.chimomi.com e no facebook/chimomi.chimomi.

Veja Também