Icumam Lab: conheça o laboratório para projetos audiovisuais gratuito

7º Icumam Lab terá profissionais experientes no mercado audiovisual

Postado em: 05-10-2021 às 09h22
Por: Redação
7º Icumam Lab terá profissionais experientes no mercado audiovisual | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

Nesta terça-feira (5), tem início o 7º Icumam Lab, online e gratuito. A programação do Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais do Centro-Oeste segue até dia 15 deste mês. Serão duas semanas de imersão que envolverá, além de atividades exclusivas para os participantes do laboratório, palestras abertas ao público, através do canal do Icumam no YouTube. A programação completa está disponível pelo site (icumam.com.br/lab_2021).

A diretora geral do Icumam Lab, Maria Abdalla falou da expectativa para o início de mais uma edição do Laboratório. “Apesar de mais enxuta, e pela segunda vez online por causa da pandemia e da falta de incentivos para a área, será mais um grande momento de imersão e capacitação. Recebemos ótimos projetos e os profissionais que estarão conosco somarão em conhecimento e experiência, que com certeza impactará o mercado audiovisual”, acredita.

Continua após a publicidade

Em 2021, são seis projetos selecionados, sendo filmes de longa-metragem ou séries de ficção: Garvey (DF), No pôr do sol (DF), Japão (GO), Vestígios (GO), Viagens de Nina (DF) e Classe Média (DF). Eles terão consultorias individuais e em grupo, com profissionais altamente qualificados do mercado audiovisual brasileiro, incluindo pitching e premiação. Além disso, produtores e diretores dos projetos selecionados poderão participar de atividades do BrLab, que acontecerá simultâneo ao 7º Icumam Lab.

O primeiro dia de evento é marcado pela abertura, às 14h, com participação de representantes do Icumam Lab, tutores, assim como os diretores e produtores dos projetos. Em seguida, às 18h, haverá palestra aberta ao público, transmitida pelo canal do Icumam no YouTube. O tema ‘As desventuras de um roteirista’ será ministrado pela diretora e roteirista Carol Rodrigues, com mediação de Larissa Fernandes, que também é diretora e roteirista. O objetivo é discutir as especificidades de cada projeto, para a comunicação com seus diferentes públicos durante a realização.

Aqueles que desejam aproveitar o Laboratório para ter contato e trocar experiências com profissionais renomados no mercado poderão participar também de outra palestra aberta, pelo youtube.com/icumam. No dia 14 de outubro (quinta-feira), às 18h, o diretor e roteirista Marcelo Caetano, com mediação do produtor Ivan Melo, mostrará os limites da criação e da autoria em cada um dos contextos analisados na palestra ‘Realização independente no atual panorama audiovisual brasileiro’.

A programação seguirá para os participantes selecionados, com as consultorias de roteiro e produção, individuais e em grupos, no decorrer dos dias do Laboratório, incluindo a parte de pitching. Todas as atividades terão a participação de tutores renomados no mercado audiovisual, como a roteirista, diretora e editora, Ana Julia Travia; a produtora, documentarista e pesquisadora, Clara Ramos; a roteirista, diretora e produtora, Fernanda De Capua; o produtor Leonardo Mecchi; e a diretora e roteirista, Maria Clara Escobar.

Os diretores e produtores dos projetos selecionados concorrem a prêmios que envolvem valores para formação e desenvolvimento do projeto; serviços de pós; consultoria individualizada de pitching; e consultoria de produção. Eles são entregues no encerramento no dia 15 de outubro.

SERVIÇO

Palestras Abertas ao Público

Quando: terça-feira (5), 18h

Onde: (youtube.com/icumam)

Veja Também