Leia para uma Criança 2022 recebe inscrições para edital de seleção de livros

Ao todo serão selecionadas duas obras de literatura infantil

Postado em: 13-10-2021 às 09h07
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Leia para uma Criança 2022 recebe inscrições para edital de seleção de livros
Ao todo serão selecionadas duas obras de literatura infantil | Foto: Reprodução

Elysia Cardoso

O Itaú Social está com as inscrições para o edital Leia para uma Criança, que selecionará os livros infantis de literatura que farão parte da campanha nacional de incentivo à leitura em 2022. Como na última edição, o programa selecionará exclusivamente livros que representem questões dos universos culturais negros e indígenas. Editoras de todo o país, exceto as contempladas no último edital, podem submeter até cinco títulos, até às 18h do dia 29 de outubro, pelo site: (itausocial.org.br/editais). 

Serão selecionadas duas obras: um livro de literatura indígena e um de literatura negra. Os títulos devem ter como foco crianças de 0 a 6 anos de idade, ter sido publicados ou reeditados e até 50 páginas. Está prevista a aquisição de até dois milhões de exemplares de cada obra selecionada. As editoras contempladas também devem ceder os direitos para a produção de até 15 mil livros em braile e em formato acessível para leitores com deficiência. 

Continua após a publicidade

O programa Leia para uma Criança é realizado há mais de 10 anos pelo Banco Itaú e  Itaú Social. O objetivo é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos familiares e de participação ativa na educação desde a primeira infância.

Neste ano, o oferecimento dos livros é feito exclusivamente a crianças, por meio de  escolas e creches públicas, bibliotecas comunitárias, OSCs (organizações da sociedade civil), secretarias de educação e outros órgãos públicos. As obras selecionadas para esta edição, de 2021,  são ‘Enquanto o almoço não fica pronto…’, escrito por Sonia Rosa, com ilustrações de Bruna Assis Brasil e edição da Zit, e “Os olhos do jaguar”, escrito por Yaguarê Yamã, ilustrações de Rosinha e edição da Jujuba. As instituições podem solicitar um kit, ou seja, os dois livros, para cada criança atendida ou matriculada, pelo site: itausocial.org.br/leiaparaumacrianca.

Inscrição e seleção

Para realizar a inscrição no edital, as editoras deverão preencher um formulário na plataforma do Itaú Social e enviar um exemplar de cada livro para o endereço indicado no regulamento, via Correios.  

A seleção ocorrerá em seis fases e terá participação de especialistas em literatura infantil, profissionais da educação, representantes da sociedade civil e profissionais com reconhecido trabalho na literatura e na educação com enfoque étnico-racial. A primeira etapa irá conferir se os livros inscritos atendem aos critérios básicos de triagem: temática elegível e condizente com o foco do edital, características literárias do texto, qualidade visual do projeto gráfico e das ilustrações.

Os passos seguintes serão a avaliação por um comitê composto por representantes de cada região do Brasil, parecer técnico de especialistas na área, conferência documental, análise jurídica de direitos autorais e homologação, avaliação de grupos focais e adequações para compra e negociação. 
Até dez livros finalistas seguirão para uma negociação conduzida pela área de compras do Itaú Social, para a qual serão consideradas: a adequação do livro, o orçamento do programa, o valor negociado e todos os subsídios do processo de análise e de seleção. Se houver empate, o parecer técnico dos especialistas será utilizado como critério decisivo. (Especial para O Hoje)

Veja Também