Peça ‘Relação Abusiva’ traz perspectiva de quem tem propriedade para falar

Daniela Marques interpreta Maria das Dores, uma mulher que sofreu abusos desde a infância de várias formas

Postado em: 15-10-2021 às 09h22
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Peça ‘Relação Abusiva’ traz perspectiva de quem tem propriedade para falar
Daniela Marques interpreta Maria das Dores, uma mulher que sofreu abusos desde a infância de várias formas | Foto: Reprodução

Sim, arte salva, a arte transforma! Pode parecer clichê, mas o espetáculo ‘Relação Abusiva’ é uma prova de que pode-se transformar dor em teatro. O monólogo luso brasileiro traz para o palco um alerta sobre a importância de combater relações abusivas. Essa conexão entre Brasil e Portugal é escrita, dirigida e interpretada por mulheres vítimas de relacionamentos tóxicos. As observações destas, podem ser vistas virtualmente até o dia 31 de dezembro por meio do site livestage.ticketline.pt.

Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid-19, segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgada em junho. Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano e a maioria por seus companheiros, namorados e ex parceiros. Assim, a sociedade abriu os olhos para uma situação que começa silenciosa.

Em todo ano passado, mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher foram registradas nas plataformas do Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e do Disque 100 (denúncias de violação de direitos humanos). Do total de registros, 72% são de violência doméstica e familiar contra a mulher, como ação ou omissão que causem morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, além de danos morais ou patrimoniais. Esses índices são preocupantes e levantou a discussão nestes últimos meses.

Continua após a publicidade

Pensando nessas mulheres e nas histórias de vida que elas têm para contar, que a autora Luciene Balbino usou a observação e conversas de apoio com mulheres em relacionamentos tóxicos para contar a história de Maria das Dores, uma mulher que sofreu desde a infância este tipo de relação com a mãe, com colegas da escola e em alguns relacionamentos quando adulta. Isso com o único objetivo de fazer o público pensar no papel que a sociedade tem em lutar contra as relações abusivas.

Reflexo da sociedade no palco

Muitas pessoas que passaram por abuso sexual, exploração e comportamento distorcido invasivo, violência física e agressão buscam relações nocivas durante a vida, pois aprenderam o prazer pela dor. Também, em muitas famílias, relações tóxicas passam de geração para geração simplesmente pela sociedade ter normalizado atitudes de controle, como a falsa preocupação com o bem-estar da parceira, disfarçada de manifestação de amor. E todos esses comportamentos refletem na construção da personalidade e nas escolhas individuais.

Para a autora, é muito importante desfazer o mito de que a relação abusiva está relacionada a prática de atos de violência, agressões físicas ou estupros. A violência psicológica ou moral é tão grave quanto a física. Ao crer que jamais poderão viver sem o companheiro, mulheres acabam aceitando a violência psicológica e não encontram saída para romper com o ciclo de dor. Ao longo dos 45 minutos de peça, Luciene deixa claro que este é um problema não restrito apenas ao gênero, não atinge somente as mulheres.

A peça busca mostrar também que o círculo ao redor da vítima pode e deve agir. Para a autora, ouvir o outro pode ser vital e incentivar a pessoa a procurar ajuda faz toda a diferença. Luciene reforça com o espetáculo que é possível recomeçar e voltar a ser feliz e livre. ‘Relação Abusiva’ conta com a direção, figurino e cenografia de Christiane de Macedo, interpretação da Daniela Marques, banda sonora de Hélio Brandão e produção da Palácio das Fábulas. Assim a máxima de que a arte salva deixa de ser clichê e passa a mudar vidas.

Serviço

Relação Abusiva

Quando: Até 31 de dezembro

Onde: livestage.ticketline.pt

Horário: On demand

Veja Também