Especialistas dão dicas de como se destacar na carreira de Chef

Chef Roberto Villardo explica a principal dica para avançar na carreira é estar estudando e se atualizando

Postado em: 20-10-2021 às 09h10
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Especialistas dão dicas de como se destacar na carreira de Chef
Chef Roberto Villardo explica a principal dica para avançar na carreira é estar estudando e se atualizando. | Foto: Reprodução/Internet

Por Elysia Cardoso (especial para O Hoje)

O Dia do Chefe de Cozinha é celebrado anualmente em 13 de maio. A data escolhida pela Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA). Cozinhar para muitos é uma arte. As pessoas que se dedicam a preparar deliciosos pratos são os profissionais da criatividade, paciência e empenho. Tais características são essenciais para a formação de um bom chefe de cozinha. Além das técnicas, o chefe de cozinha deve ter a sensibilidade necessária para adaptar as receitas de acordo com a ocasião. 

Há 17 anos atuando no mercado de hotelaria, o chef Roberto Villardo explica que hoje, a principal dica para avançar na carreira é sempre estar estudando e se atualizando, porque a gastronomia muda constantemente. “Os profissionais que estão a mais tempo no mercado sabem que muitas técnicas e tendências que são praticadas hoje, não eram feitas a 10 anos atrás, por exemplo. Muita coisa mudou pra melhor. A dedicação e vontade de aprender também são pontos valiosos para quem deseja seguir numa carreira, que exige trabalhar em equipe e estar aberto às percepções e sensações do cliente”, lembra.

Continua após a publicidade

O chef Roberto Villardo chegou a Caldas Novas (GO) em outubro de 2020 e desde então vem surpreendendo o público que visita os hotéis, parques aquáticos e também restaurantes que a marca WAM Hotéis assina pelo país. Iniciou como gerente nos hotéis da marca em Caldas Novas (GO) e atualmente é superintendente de Alimentos e Bebidas da WAM Hotéis. Os cardápios assinados por ele seguem o conceito comfort food, bem ao estilo do chef, que defende o poder de uma alimentação caseira e sem o uso de conservantes. Outra marca registrada é surpreender na montagem e apresentações dos pratos.

Dos pequenos aos grandes detalhes, o chef segue servindo um conjunto que faz toda a diferença para uma experiência gastronômica memorável, sempre defendendo um toque de exclusividade e inovação em cada empreendimento.

Mulheres na cozinha

Em 1993, a tradutora, escritora e chef de cozinha Adalgisa Campos da Silva começou a escrever um livro que só agora chegará aos leitores. Foi a pandemia que deu o empurrão que faltava para a continuidade do antigo projeto. Ela acaba de lançar, pela editora Lacre, ‘Saborosa leveza’. Nas páginas, Adalgisa que é chef da própria cozinha, como ela mesma se define reúne receitas ideais para quem gosta de comer e quer se manter em forma.

“Comecei o livro em 1993, quando passei a cozinhar com mais frequência em minha casa de Cabo Frio, aproveitando peixes maravilhosos do local. Retomei-o quando fiz um curso de gastronomia, mas também não o levei adiante. Somente na pandemia pus mãos à obra para finalizá-lo” conta Adalgisa.Ela lembra o encanto que seu avô Albertinho provocava nela com suas habilidades na cozinha. “Ele era um verdadeiro ‘cordon bleu'” diz, referindo-se à famosa escola francesa de gastronomia.

Além das receitas voltadas para uma alimentação equilibrada, o livro escrito por Adalgisa aborda temas como o machismo estrutural nas cozinhas e experiências vividas pela própria escritora, como um episódio com o lendário chef francês Paul Bocuse, durante sua visita ao Rio de Janeiro, no restaurante Collonges au Mont d’Or, no antigo Hotel Méridien. No livro, há também fotos de pratos que vão abrir o apetite de amantes da gastronomia , feitas por Isabela Apolinário.

Para comemorar, o Essência separou uma receita para ser reproduzida, em casa, compartilhadas por profissionais com anos de estrada no mundo da gastronomia. (Especial para O Hoje) 

RECEITA 

‘Pappa al  Pomodoro’ | Chef Pasquale Mancini – Terraço Italia

Ingredientes

  • 2 alhos-porós de tamanho médio
  • 300 g de pão italiano
  • 30 g de manjericão fresco (somente as folhas)
  • 400 g de tomate pelado (aproximadamente duas latas)
  • 200 ml de azeite de oliva extravirgem
  • 1 caldo de vegetais (diluído em 500 ml de água) 
  • Sal a gosto
  • Pimenta-calabresa a gosto

Modo de Preparo do recheio

Em uma panela de tamanho médio coloque o azeite com o alho-poró bem picadinho e refogue em fogo médio por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, coloque os tomates pelados inteiros, o manjericão, o sal e a pimenta-calabresa. Mantenha em fogo baixo por mais 15 minutos, mexendo delicadamente para não grudar. Após o cozimento do tomate, adicione o caldo de vegetais e cozinhe por mais 15 minutos em fogo médio. Na sequência, coloque o pão italiano cortado em fatias sobre o caldo de tomate e deixe descansar por 15 minutos. Mexa delicadamente o pão para que forme uma mistura uniforme e sirva com um manjericão fresco e azeite de oliva.

Veja Também