Cidade no interior de São Paulo se mostra além da Rota do Vinho já conhecida

Localizada a menos de 2 h de viagem da capital paulista, São Roque é uma cidade repleta de cultura

Postado em: 08-11-2021 às 13h19
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidade no interior de São Paulo se mostra além da Rota do Vinho já conhecida
Localizada a menos de 2 h de viagem da capital paulista, São Roque é uma cidade repleta de cultura | Foto: Reprodução

Sair da rotina, viajar, espairecer e conhecer lugares novos educa, acrescenta culturalmente, faz bem para a cabeça, corpo e alma. Tendo isso em mente, torna-se um prazer inegável descobrir cantos pelo Brasil que proporcionam essas realizações. E convenhamos, o nosso País é lindo de norte à sul. Hoje trazemos para os leitores um pouco da cidade São Roque (SP). Localizada a menos de 2 h de viagem da capital paulista, São Roque é uma cidade repleta de cultura, história e uma gastronomia de deixar qualquer um de queixo caído.

Famosa pelas vinícolas, a cidade de São Roque vai muito além da sua Rota do Vinho, ela proporciona outros passeios imperdíveis. Lá você encontra parques com diversas atividades e lazer para toda a família, pratos deliciosos da cozinha italiana e portuguesa. Pontos como a Estação Ferroviária, Morro do Cruzeiro, Centro Educacional e Cultural Brasital, Igreja Matriz, Sítio Santo Antônio, Trilha e Mirante do Morro do Saboó, Recanto da Cascata, Ski Mountain Park, Catarina Fashin Outlet também valem a visita.

Fundada em 1657, a cidade de São Roque leva esse nome por conta da devoção do seu fundador pelo santo. Em suas primeiras décadas, a cidade era marcada apenas como parada dos bandeirantes que desciam pelo Rio Tietê. Mas foi com a chegada dos imigrantes italianos e portugueses que a cidade começou a se desenvolver, e até os dias de hoje possui costumes e tradições dos dois países da Europa. Com quase 100 mil habitantes, é um dos destinos mais procurados pelos paulistas, seja para um bate e volta, ou para relaxar longe da correria. 

Continua após a publicidade

Sítio Santo Antônio

O Sítio Santo Antônio é uma das construções mais importantes de São Roque, construído pelo irmão do fundador da cidade, e por isso tem um grande valor histórico. É no sítio que está localizada a Casa Grande e a Capela Santo Antônio, construídos nos meados da fundação da cidade. Além disso, o local também conta com uma área verde e um belo lago. O sítio já foi lar de grandes nomes brasileiros, como o Barão de Piratininga e o escritor Mário de Andrade. Restauradas, as ruínas da Casa Grande e a Capela foram abertas para estudantes e turistas em visitas monitoradas, que ocorrem nos finais de semana e feriados, com entrada gratuita.

Ski Mountain Park

Um dos pontos turísticos em São Roque que faz sucesso é o Ski Mountain Park. Lá você pode praticar o ski e o snowboard em mais de 300 mil metros quadrados em meio a Mata Atlântica. E além dessa dose de diversão e aventura, o local de também conta com: Pista de patinação; teleférico; paintball; escalada; tobogã; arco e flecha; trilha ecológica; e arvorismo. Com atividades para todas as idades, o Ski Mountain Park é daquelas atrações imperdíveis para quem procura o que fazer em São Roque. O local possui infraestrutura, com dois restaurantes, cafeteria, lanchonete e sorveteria. Há cobrança da entrada e das atividades separadamente.

Estação Ferroviária

Desativada desde 1999, a Estação Ferroviária se transformou em uma das principais atrações de São Roque. Construída em 1930, a estação tinha como objetivo levar os passageiros até a Estação Ferroviária de Sorocabana. Mas posteriormente passou a funcionar somente para trens de carga. Na época em que foi construída, ela era considerada uma das estações mais modernas por ter uma agência de telégrafos. Hoje, a estação abriga a Guarda Municipal de São Roque, e recebe vários turistas todos os anos, que vão ver de pertinho a arquitetura antiga e seus trilhos de ferro, que rendem ótimas fotos.

Rota do Vinho

A Rota do Vinho de São Roque é a principal atração da cidade, recebendo turistas de todos os cantos do Brasil, principalmente os amantes de vinho. Ela se estende por três caminhos, que são: Estrada do Vinho; Estrada dos Venâncios; e Rodovia Quintino de Lima. Pela rota, são mais de 30 estabelecimentos, que incluem vinícolas, adegas, armazéns, empórios, fazendas, restaurantes com muita diversidade no cardápio, lojas de compras e até mesmo atividades de lazer.  E nas vinícolas, ainda é possível fazer a degustação de vinhos. Um exemplo é a Vinícola Góes, fundada em 1938, uma das pioneiras na cidade.

Veja Também