Votação popular do 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro já está aberta
Ruy Guerra, poeta, compositor e cineasta é homenageado pela premiação
O audiovisual conta a história do País, da cultura nacional, dos brasileiros e revela grandes talentos em meio a uma multidão. Preservar essa memória é o intuito do 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que ocorre no dia 28 de novembro. A votação popular aberta esta semana por meio do site da Academia, gp2021.academiabrasileiradecinema.com.br, segue até o dia 26 de novembro. O evento que será realizado de forma remota com transmissão ao vivo pela TV Cultura, promete homenagens para retribuir os profissionais da área e suas obras.
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à 20ª edição e terá como tema a preservação e a memória do audiovisual. A cerimônia celebra não apenas a Cinemateca Brasileira, que pegou fogo, como também a produção audiovisual nas duas últimas décadas. O grande homenageado da noite é Ruy Guerra, poeta, compositor, mas antes de tudo e principalmente cineasta moçambicano radicado no Brasil, que completou 90 anos em 2021. Essa movimentação relembra o legado de Ruy e de todos os envolvidos nesse mecanismo cultural.
Com grande importância, o evento não poderia deixar de acontecer. Pelo segundo ano consecutivo, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais promove a premiação remotamente. As jornalistas Adriana Couto e Renata Boldrini, direto dos estúdios da TV Cultura, em São Paulo, são responsáveis por apresentar os vencedores. A abertura dos envelopes será ao vivo, auditada pela PwC, a mesma empresa que faz a apuração do Oscar, e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.
Ao todo serão anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. A votação está aberta no site gp2021.academiabrasileiradecinema.com.br e vai até o dia 26 de novembro.
Com roteiro do jornalista Hugo Sukman e direção de Lucas Rochetti, a transmissão do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro passa por diversas imagens de produções que marcaram o audiovisual nacional e por apresentações musicais do pianista André Mehmari e da cantora Monica Salmaso. Fazem parte do repertório canções como ‘Odeon’, de Ernesto Nazareth; ‘Reza’, de Ruy Guerra e Edu Lobo; ‘Perseguição’, de Sérgio Ricardo; e ‘Passaredo’, de Francis Hime e Chico Buarque. A festa terá ainda a presença, virtual, de nomes como Viviane Ferreira, diretora presidente da SP Cine, diretora, roteirista, produtora; Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo; Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais; e José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura. Em um ano dedicado à memória, um Prêmio Especial de Preservação será concedido ao movimento que, liderado por profissionais de cinema, salvou a Cinemateca Brasileira do abandono: o S.O.S. Cinemateca.