O Fica Itinerante chega ao Mutirão Iris Rezende, na Região Noroeste de Goiânia

O evento de atendimento social proporcionará também momentos de lazer com apresentações musicais, dança, arte circense e espaço de leitura de gibis do acervo da Gibiteca Jorge Braga

Postado em: 17-11-2021 às 09h23
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: O Fica Itinerante chega ao Mutirão Iris Rezende, na Região Noroeste de Goiânia
O evento de atendimento social proporcionará também momentos de lazer com apresentações musicais, dança, arte circense e espaço de leitura de gibis do acervo da Gibiteca Jorge Braga | Foto: Reprodução

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza neste sábado (20) e domingo (21), a primeira edição do Mutirão Iris Rezende, na Região Noroeste de Goiânia. O grande evento social começará às 8h, na Praça da Feira do Setor Morada do Sol, acesso pela Avenida Mangalô.

A iniciativa, que homenageia e resgata a tradição das gestões de Iris Rezende na capital, envolve os mais diversos órgãos da estrutura estadual com propósito de levar serviços facilitadores do dia a dia do cidadão aos moradores da localidade em que acontece. Nesta edição, a Secult Goiás proporcionará momentos de lazer e entretenimento à população da Região Noroeste.

A partir das 8h, o violinista Lukas Santana abrirá a programação cultural com apresentação instrumental solo de sucessos da Música Popular Brasileira, como ‘Tocando em frente’ (Almir Sater), e ‘No Rancho Fundo’ (Ary Barroso). Na sequência, a Orquestra de Violeiros, mantida pela Pasta, se apresentará com clássicos do sertanejo. Às 10h, a Banda Sinfônica Jovem de Goiás levará ao público repertório eclético, com composições de Michael Jackson, Los Hermanos, Leandro e Leonardo, dentre outros clássicos.

Continua após a publicidade

As atrações da manhã se encerram com apresentação do grupo de Street Dance Basileu França, da Escola do Futuro. A partir das 16h, sobe ao palco o Corpo Circense Basileu França. O primeiro Mutirão Iris Rezende contará também com a disponibilização da van adaptada da Gibiteca Jorge Braga, repleta de exemplares do universo dos gibis e, ainda, com atrações do Fica Itinerante, com sessões de cinema ambiental.

Para o secretário de Estado de Cultura, César Moura, unir o acesso à Cultura ao Mutirão Iris Rezende é mais uma frente de ação do governo de Goiás em prol de valorizar a produção cultural goiana. “O governador Ronaldo Caiado demonstra, mais uma vez, o quanto ama a cultura do nosso Estado, por isso quer que todos tenham acesso à ela”, explica o secretário. “Teremos um dia e meio de entregas importantíssimas para a população, que vão agilizar o dia a dia dessas pessoas, gerar emprego, atendimentos na área da saúde, renegociações de débitos junto ao Estado, dentre tantos outros serviços, e faremos isso envoltos no clima de alegria que a arte proporciona”, destaca César Moura. 

Serviços e atendimentos

O mutirão do Governo de Goiás oferecerá, em um só lugar, uma série de atendimentos. Na saúde, os presentes terão acesso a consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e de glicemia. Quem visitar o evento terá acesso a corte de cabelo, registro de certidões de nascimento, casamento e de óbito, bem como alteração para nome social e retificação de nome. Ainda estarão disponíveis emissão de passaporte do idoso, carteira do deficiente e carteira do autista.

Mais de 70 serviços serão disponibilizados por meio dos totens do Expresso, plataforma de atendimento digital do Vapt Vupt. Pelo Atende Mais, será possível emitir primeira e segunda via de CPF, recadastramento do Goiasprev, senha para consignação e itens do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), como acesso a boletos on-line do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), multas, licenciamentos e emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Na economia, serviços como parcelamento de IPVA e emissão de documentos para microempreendedor individual e produtor rural. Cidadãos terão acesso, ainda, a serviços nos setores de meio ambiente, educação, saneamento básico, entre outros.

Veja Também