Festival circense realizado pelo Grupo de Teatro Bastet de Goiás encerra as inscrições nesta quinta-feira (25)

Postado em: 25-11-2021 às 08h11
Por: Lanna Oliveira
O palhaço Pepe Picaporte é um dos representantes da arte circense. | Foto: Reprodução/Internet

O mundo circense tem ganhado adeptos e apaixonados pela arte cênica que alimenta o bom humor no outro. Circulando por espaços da cultura erudita e popular, a arte circense impressiona pela grande variabilidade de atrações e o rico campo de referências culturais utilizado. Iniciativas que incentivam a popularização do circo se fazem mais presente e tem como objetivo estimular os artistas. E hoje, 25 de novembro, é o último dia para artistas, grupos, profissionais da cena se inscreverem no 7º Na ponta do Nariz.

O picadeiro não era como se conhece hoje, levou tempo para conquistar seu espaço. Para reforçar a sua importância que o Grupo Bastet seleciona abriu um edital para artistas, grupos, profissionais da cena circense, atores e os mais diversos performers da comicidade para participarem da programação do festival internacional de palhaçaria e comicidade do Centro-Oeste 7º Na ponta do Nariz.  Um dos maiores eventos do gênero, ocorre entre os dias 10 e 18 de dezembro, em formato digital.

Ao todo, a organização selecionará 17 espetáculos, 15 espetáculos acima de 30 minutos, um espetáculo audiovisual, composto pela compilação de cinco performances digitais, para criação de um Espetáculo/show de Variedades, outro espetáculo, que será apresentado online no formato de uma mostra competitiva, com cenas curtas cômicas ou cênico-circenses, com performances de até cinco minutos. O formato digital garante que esses diversos trabalhos sejam vistos por pessoas de qualquer lugar do mundo.

Apaixonados pelos palcos dos circos e valorizando o trabalho de todos que fazem do picadeiro um lugar de diversão, também serão escolhidos, via edital, assistentes de produção, coordenador de produção, coordenador técnico (acompanhado de sua própria equipe técnica), propostas de artista visuais para pintarem um Artdoor ou cinco minis Artdoors, painéis artísticos que substituirão, de forma mais sustentável e menos impermanente e descartável, um quantitativo maior de outdoors.

Realizado pelo Grupo de Teatro Bastet, com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, o maior evento do gênero do Centro-Oeste, 7º Na ponta do Nariz, ocorre entre os dias 10 e 18 de dezembro. Durante os nove dias de programação, serão oferecidas aos artistas e ao público diversas atividades, além dos espetáculos selecionados. Os 17 espetáculos comtemplam artistas locais, nacionais e internacionais. Dois mestres convidados ministram cursos de imersão em palhaçaria e a edição do show de variedades também compõem a programação.

Para os interessados em compartilhar sua arte circense, o edital de seleção pode ser solicitado pelo endereço de e-mail [email protected], ou, pelo link na bio do Instagram @festivalnapontadonariz. As dúvidas e inscrições deverão ser enviadas somente por e-mail. Serão disponibilizadas propostas financeiras para as atrações e profissionais selecionados, dentro do orçamento disponível. Toda a programação será transmitida em formato digital. Agora artistas, é só mergulhar na poesia de se fazer circo.

Compartilhe: