Quinta-feira, 28 de março de 2024

Com as férias chegando, conheça as verdadeiras experiências hoteleiras

É possível ter um pedaço dos maravilhosos cafés da manhã de hotel em casa, então surpreenda quem se ama com uma mesa recheada

Postado em: 30-11-2021 às 10h28
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Com as férias chegando, conheça as verdadeiras experiências hoteleiras
É possível ter um pedaço dos maravilhosos cafés da manhã de hotel em casa, então surpreenda quem se ama com uma mesa recheada | Foto: Reprodução

Enfim dezembro dando as caras! Sim, o fim de ano se aproxima e as férias já estão à vista. Para o Essência, nada melhor do que curtir uns dias de folga com a família e amigos. Após quase dois anos de pandemia, esse momento ganhou um gosto especial e os brasileiros já estão ansiosos. Pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) aponta um crescimento de 60%, nos últimos dois meses, na procura por viagens para dezembro, sobretudo no Réveillon. Segundo Igor Marcelino, gerente geral de um resort localizado em Caldas Novas (GO), as experiências hoteleiras ganharam destaque e viraram tendência.

Viajar para relaxar e recarregar as energias faz toda diferença no retorno saudável, mentalmente e fisicamente, da rotina diária. E o primeiro passo na hora de organizar a viagem dos sonhos é escolher o hotel de acordo com as suas prioridades. Hoje os viajantes estão olhando com mais cuidado para as acomodações escolhidas e esse fator impulsionou os hotéis a buscarem inovação na hora de receber os hóspedes. Igor Marcelino, gerente geral do Prive Praias do Lago Eco Resort, revela em entrevista ao Essência que sua experiência no ramo turístico o ensinou que hoje as pessoas buscam por experiências, conhecer de fato a cultura local. 

Boa parte dos hotéis ainda se prendem somente ao quesito estrutura física e material, mas a hospitalidade faz toda diferença no atendimento de qualidade.  “Ser bem tratado, conhecer algo novo e levar isso para frente é o que move as pessoas nos dias atuais”, diz Igor. Para conquistar o cliente, é preciso oferecer mais em todas as áreas do hotel, desde o momento da reserva até o check-out. Para isso, é preciso fazer da passagem do viajante uma experiência singular. Entendendo isso, os hotéis têm aliado acomodações confortáveis com uma boa limpeza, lazer completo, alta gastronomia e bons bares.

Continua após a publicidade

Igor afirma que esses realmente são os pilares do sucesso hoteleiro. “Sem dúvidas, o ponto primordial é o atendimento e a vontade em servir, seja na recepção ou em qualquer outro local.  Destacamos também o quarto limpo e confortável, boas atividades de entretenimento e uma bela experiência gastronômica. Acredito que essa seja a receita de sucesso dos grandes resorts e empreendimentos turísticos”, conta. “Hoje, em nossa rede, focarmos no atendimento cordial, na gastronomia e no lazer refletiu no Praias do Lago ser o 1º lugar de 90 unidades no Tripadvisor dos hotéis de Caldas Novas”, continua.

De volta para casa

Experimentar bons quartos, gastronomia, atendimento exclusivo, lazer e entretenimento faz você se questionar se voltar para a realidade diária faz sentido. Voltar de uma viagem por muitas vezes pode ser difícil, mas já pensou se fosse possível levar toda essa experiência para sua casa? É, parece impensável, mas o superintendente de multipropriedade da WAM Hotéis, Ricardo Meinberg, diz que não. De acordo com ele, felizmente não é preciso ter uma equipe de hotel em casa para reviver os momentos vividos em viagens marcantes. Com algumas dicas simples é possível aproveitar as experiências positivas proporcionadas pelos hotéis.

A primeira dica de Ricardo para reviver aquela sensação de relaxamento que os hotéis proporcionam é prestar atenção em como você limpa o seu ambiente. Assunto que ganhou destaque por vivermos uma pandemia mundial, a limpeza do seu ambiente faz toda diferença na hora de descansar a mente e o corpo. “É importante usar os produtos corretos respeitando as características dos móveis. Aplique desinfetantes, detergentes, desengordurantes, bactericidas e odorizadores, observando sempre as particularidades de cada ambiente, sendo o banheiro o que demanda maior atenção”, explica.

Despertar os cinco sentidos é uma técnica das grandes empresas para gerar experiências completas. Por isso, o emprego da cor é um grande diferencial, porém em tons sempre suaves e refrescantes.  O cheiro tem também grande importância na hotelaria e pode ser aplicado em casa. Para cada proposta de ambiente é possível, então, observar a temperatura, conforto e a experiência olfativa. “Hoje existem diversos formatos de difusores de aromas no mercado, desde os convencionais de varetas, até os de tomada ou umidificadores, podem embargar as mesmas sensações”, ressalta o especialista.

Um dos elogios mais recebidos pelos hotéis ao redor do mundo é sobre a maciez e conforto dos jogos de enxoval. É preciso prestar atenção na quantidade de fios e até para a gramatura das felpas de banho. “Um bom enxoval e aroma deixam o quarto ainda mais confortável, um bom óleo e felpas conseguem deixar o banho ainda mais agradável”, concorda Igor Marcelino. Ele ainda dá a dica para quem quer trazer para casa um pedaço da viagem. “Todo lugar que vou tento aprender uma especialidade local para replicar em casa em um momento especial. Somos muito apegados às lembranças visuais, sempre tento trazer algum suvenir que remete a uma memória afetiva de onde passamos”, finaliza.

Enfim, viajar é bom, mas voltar para casa é inevitável. Então faça com que as experiências vividas, seja qual for o lugar, sejam enaltecidas e lembradas sempre. Que a cultura, a comida, a bebida, os hotéis, os passeios, criem raízes e façam morada nesse universo que se chama memória. Seja por fotos, lembranças ou suvenires, que esses momentos memoráveis voltem com vocês e preencham os lares com muita alegria e os transforme como seres humanos. “Certamente, viajar é mais do que ver os pontos turísticos; é uma mudança que continua, profunda e permanente, nas ideias de viver”, já diria a escritora Miriam Beard.

Veja Também