Quinta-feira, 28 de março de 2024

Na Ponta do Nariz: festival com atrações nacionais e internacionais começa nesta sexta (10)

Várias linguagens das artes cênicas, palhaçaria e comicidade fazem parte do festival

Postado em: 08-12-2021 às 11h08
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Na Ponta do Nariz: festival com atrações nacionais e internacionais começa nesta sexta (10)
Várias linguagens das artes cênicas, palhaçaria e comicidade fazem parte do festival | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

Respeitável público, pode preparar os sorrisos que foi dada a largada para o 7º ‘Na Ponta do Nariz – Festival Internacional de Palhaçaria e Comicidade’. Considerado o maior do gênero do Centro-Oeste e um dos maiores do Brasil, o evento ocorre de sexta-feira (10) até sábado (18), todo em formato digital, uma realização do Grupo de Teatro Bastet e Ator Nômade, com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. 

A programação gratuita será veiculada pelo canal: (www.youtube.com/atornomade) e algumas plataformas específicas. Públicos variados e de todas idades poderão se esbaldar com a programação. São 15 espetáculos com temáticas variadas. 

Continua após a publicidade

Durante os nove dias de programação, serão oferecidas aos artistas e ao público diversas atividades. Além dos 15 espetáculos selecionados (abaixo) e dos dois mestres convidados, show de variedades Renegados, o 7º Cabaré Na Ponta do Nariz, cursos, workshops, 4º Fórum de Sustentabilidade em Arte, Cine Clow, Mercado de Bobagens, Artdoor estão nesta intensa agenda de comicidade e palhaçaria.

O manipulador de bonecos, dançarino, coreógrafo e diretor de teatro, artista reconhecido internacionalmente, Duda Paiva, chama atenção ao trazer para o 7º ‘Na Ponta do Nariz’ sua técnica única ‘A partitura do objeto’, em uma masterclass,  sábado (18), às 14h, on line, ao vivo, pelo Zoom, e com transmissão pelo Youtube @atornomade.

Cabaré on line

O 7º Cabaré Na Ponta do Nariz é um espetáculo de variedades, atração tradicional do evento, que não poderia faltar na programação, está na agenda de sábado (18), às 19h. Composto por apresentações de artistas de diversos estados brasileiros, agora em formato digital, é uma vitrine constituída por cenas curtas cômicas e números cênicos-circenses. “Um espetáculo virtual editado de forma criativa, a partir de cenas e performances apresentadas pelos artistas selecionados para criação de uma obra nova e original”, explica Thiago Moura, gestor do Bastet e diretor artístico do evento.   

O Sabiá, da dupla Cucaracha e Theobalda (Rio de Janeiro, RJ); Palhaça Funúncia, da Trupe do Fuxico (Jacareí, SP); Tem palhaça menstruada, de Alarisse Mattr (Rio de Janeiro, RJ); Dona Pata tem Pato, da Palhaça Chica Benta (Uberlândia, MG); Perda Total, com o Palhaço Seu Cocó (Brasília, DF); Valente, da Companhia Caxangá (Belo Horizonte, MG), são as cenas selecionadas para o 7º Cabaré.

 Viver, fruir e pensar a arte

No 4º  Fórum de Sustentabilidade em Arte serão 5 lives (01 rodada de negócios, 01 encontro com curadores, 03 lives sobre sustentabilidade em arte para palhaços, palhaças, atores e atrizes cômicas; 01 curso de elaboração de projetos)  e o curso Manual do Ator Nômade. Este último, um passo-a-passo para atores e atrizes que desejam viver do trabalho nômade pelo teatro, cinema, publicidade, TV e mídias digitais. Ministrado por Thiago Moura, o curso é dividido entre vídeo aulas, lives e assessorias individuais, atores e atrizes podem construir possibilidades e redes de cooperação para viverem de forma digna do seu ofício e paixão.
O ‘Viver de Arte’, curso de Flávio Nardelli, traz conhecimentos sobre Captação de Recursos para Projetos Culturais e Esportivos, elaboração de projetos para Lei Rouanet e demais editais.  Com mais de 16 anos de experiência na área, e uma coleção de projetos captados, apresenta estratégias para obter sucesso, além de técnicas para o artista aprender e profissionalizar sua carreira. (Especial para O Hoje)

Veja Também