Frutas típicas, como a cereja e a uva, podem ir muito além da decoração nas festas de fim de ano

Técnica de decoração com palitos incentiva os convidados a consumirem as frutas

Postado em: 13-12-2021 às 10h33
Por: Redação
Técnica de decoração com palitos incentiva os convidados a consumirem as frutas | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso 

Com a chegada das festas de fim de ano, o consumo de frutas ‘tipicamente natalinas’, como a uva niágara e a cereja, aumenta consideravelmente. As frutas fazem parte da decoração das mesas dos almoços e ceias em família, mas podem ser usadas também em várias receitas. E o melhor: além de saborosas, proporcionam incontáveis benefícios à saúde.

A uva niágara, por exemplo, é rica em vitamina A, um antioxidante que protege a pele contra os danos do sol e ajuda no reforço da imunidade. Também possui vitamina C, cujo antioxidante auxilia na imunidade e na produção natural de colágeno. Já a vitamina K, também presente na fruta, está relacionada com o melhor padrão de coagulação do sangue e é importante para a saúde óssea. “Além disso, é fonte de potássio, que previne câimbras, ajuda no controle da pressão arterial e nos processos de contração muscular”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. 

Continua após a publicidade

Outro ponto positivo, segundo a nutricionista, é que a uva tem poucas calorias: 100g possuem apenas 50kcal. “Embora muitos pensem que uva é uma fruta calórica e que atrapalha o emagrecimento, em quantidades adequadas, ela não terá esse efeito”, ensina.

A cereja também não fica atrás da uva em termos nutricionais. Seu consumo ajuda diretamente no auxílio ao controle da glicemia, por causa do ácido clorogênico e antocianinas – também presente na fruta, é um antioxidante que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Assim como a uva niágara, a cereja é rica em vitamina C, que ajuda na imunidade e na produção natural de colágeno.

“Para quem sofre de insônia, recomendo a ingestão de cereja, pois o triptofano presente na fruta, é um aminoácido importante para a produção de melatonina, que ajuda na melhora da qualidade do sono”, ressalta Renata.

Para a nutricionista, a recomendação é que as frutas sejam consumidas inteiras e com casca: “para aproveitar ao máximo os nutrientes, principalmente as fibras. Sempre que as frutas são congeladas, batidas, cortadas, elas começam a perder nutrientes. Então, quanto mais fresca e preparada perto do momento do consumo, mais nutritiva será”.

Uma dica importante para a ceia é tentar combinar ao máximo as frutas com os pratos principais, como manga com peito de peru. Evitar misturar carboidratos, como arroz com farofa, é outra alternativa viável. A preferência por alimentos grelhados e assados, somados a uma salada bem colorida, com bastante folhas, frutas e oleaginosas tornam a alimentação mais rica nesta época.

Mesa saudável e bonita 

Para montar uma mesa linda e colorida, o primeiro passo é colocá-las todas juntas, já lavadas, descascadas e cortadas, assim, irá facilitar na hora do consumo, ainda mais na euforia do natal. Depois, você pode escolher uma travessa (as de vidro ficam lindas) ou optar por montar uma tábua de frutas.

Uma maneira bem prática e criativa de decorar com frutas é cortando-as e dispondo em um palito de churrasco grande alternando frutas e cores. Essa técnica incentiva os convidados a consumirem as frutas e ainda dá um toque muito especial na decoração. (Especial para O Hoje) 

RECEITA (BOX)

Cheesecake de cereja

Ingredientes

1 xícara de chá de manteiga sem sal derretida

200g de biscoito tipo maizena

Suco de 3 limões sicilianos

1 envelope de gelatina sem sabor

250g de creme de ricota

½ xícara de chá de açúcar

1 xícara de chá de creme de leite fresco

2 xícaras de chá de geleia caseira de cereja

Cereja em calda para decoração

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus e separe uma assadeira redonda média, de fundo falso. Bata no processador as bolachas e a manteiga amolecida. Acomode a massa no fundo da forma e leve ao forno por 5 minutos. Em uma vasilha, misture a gelatina preparada de acordo com as instruções da embalagem, o limão, o creme de ricota, o açúcar e o creme de leite. Misture bem, até que forme uma massa homogênea. Acomode o creme por cima da massa pré-assada. Leve à geladeira por cerca de 2 horas. Finalize com uma camada generosa de geleia de cereja e decore com cerejas em calda. Leve à geladeira por mais 2 horas antes de servir.

Veja Também