Zabelê lança álbum ‘Auê’ com participação do cantor Ney Matogrosso

Cantora conta que realizar este álbum serve como uma reverência à sua história, berço musical e influências

Postado em: 14-12-2021 às 11h06
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Zabelê lança álbum ‘Auê’ com participação do cantor Ney Matogrosso
Cantora conta que realizar este álbum serve como uma reverência à sua história, berço musical e influências | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

Dos Novos Baianos ao pop, passando por outras referências derivadas do seu amadurecimento musical, a cantora Zabelê resume tudo isso no seu mais novo álbum ‘Auê’ lançado em todas as plataformas digitais. Este é o segundo álbum solo da artista que é filha dos ícones da música Baby do Brasil e Pepeu Gomes. A artista estreia também o videoclipe da nova roupagem para ‘Masculino e Feminino’ com participação do cantor Ney Matogrosso. 

As sete faixas produzidas pelo produtor Wagner Fulco incluem ainda colaborações com Carlinhos Brown, Mestrinho, Dadi e Evandro Mesquita. Revelada no cenário musical com o saudoso grupo SNZ que a lançou para o mercado em 1997, junto com suas irmãs Sarah Sheeva e Nãna Shara, a cantora conta que realizar este álbum serve como uma reverência à sua história. “Aprendi muita coisa com minha família e músicos que tive contato direto como Gilberto Gil, Caetano Veloso e A Cor do Som. Eu participei de videoclipes e várias gravações dos meus pais. Então, tudo isso é a minha verdade. Eu fui construindo todo o meu caráter e a minha carreira musical através das minhas referências”, declara.

Continua após a publicidade

Mesmo com a tarefa árdua de decidir quais composições incluir no tracklist, a cantora diz que o critério era escolher, entre tantos clássicos, os que estava realmente afim de cantar no momento. Os dois primeiros singles do projeto foram ‘Preta Pretinha’ dos Novos Baianos e ‘Deusa do Amor’ de Pepeu Gomes. Na faixa ‘Menino Deus’ de Caetano Veloso há as participações dos músicos Mestrinho e Dadi. 

Masculino e Feminino

O lançamento do álbum recebe o reforço da estreia do single e videoclipe de ‘Masculino e Feminino’ que, nesta nova roupagem, ganha participação especial do renomado cantor Ney Matogrosso. “A resposta positiva dos convidados para o ‘Auê’ foi um sonho. Conseguir trazer todos eles foi realmente um luxo. Eu tenho muita gratidão por ter todas essas pessoas tão empolgadas com amor e envolvidas no projeto. Eu me emocionei no estúdio com o Ney. Também me emocionei com o Brown, mesmo ele tendo gravado à distância, e com todas as outras participações. Eu me senti muito honrada”, declara.

A canção ‘Masculino e Feminino’ é para Ney Matogrosso muito emblemática. “Já era em um outro momento e agora, talvez, ela tenha ainda mais importância do que lá atrás, porque antes era tudo livre e agora tem uma caretice. A letra da música arrebata. Eu gostei de tudo”, avalia. Conhecido por ser um dos músicos mais importantes do país, Ney elogia também o quanto gostou de como a canção foi revisitada. “O gospel é um estilo musical que também é atraente de se ouvir, eu adorei essa coisa de começar com aquele coral. Eu me entreguei para dizer aquelas coisas, sabe? Com verdade, porque eu acredito nisso”. 

Trazer este clássico como destaque no lançamento de ‘Auê’ tem um significado muito importante para Zabelê, que acredita no discurso da canção ser ainda muito atual. “Ela fala de questões de gênero e igualdade que até hoje estamos lutando para alcançar direitos, voz e conhecimento para podermos lidar com todos esses assuntos. Então, eu acho maravilhoso a gente estar podendo tocar em assuntos que ainda são discutidos e precisam de mais conversas para podermos ter um respeito geral da nação com mais consciência cultural e educacional”, afirma a cantora.

Ainda sobre a participação de Ney Matogrosso na faixa, Zabelê diz ser uma honra dividir os vocais com o músico. “Ele é um ícone de um coração incrível, com uma postura ética e exuberância visual que representa muita coisa desde os Secos e Molhados. Ele sempre teve muita personalidade no palco, na forma de cantar e maneira de se comportar. O Ney é realmente um divisor de águas no nosso país, como um homem que ultrapassou os limites e sempre esteve muito à frente do seu tempo”, declara a artista.
Uma turnê do álbum está prevista para 2022 com diversas participações e pretende passar por todo o Brasil para relembrar todos esses sucessos e os apresentar para a nova geração. “Eu falo com muito amor e gratidão a minha história musical, tudo que pude e tive privilégio de receber dos meus pais, fico realmente muito feliz em poder estar sendo essa pessoa, e espero cumprir com excelência e levar ao público todas essas canções que são marcantes na minha vida. E quero que quem não conheça, agora possa conhecer”, conclui. (Especial para O Hoje)

Veja Também