‘Homem Aranha: Sem Volta para Casa’, é uma celebração de 20 anos do personagem no cinema

Criado por Stan Lee e Steve Ditko, a primeira aparição de Peter Parker aconteceu em 'Amazing Fantasy'

Postado em: 17-12-2021 às 08h26
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Homem Aranha: Sem Volta para Casa’, é uma celebração de 20 anos do personagem no cinema
Criado por Stan Lee e Steve Ditko, a primeira aparição de Peter Parker aconteceu em 'Amazing Fantasy' | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

O filme mais aguardado do ano acaba de chegar às telonas. ‘Homem Aranha: Sem Volta para Casa’ é o terceiro filme do herói produzido pela Marvel, é  estrelado por Tom Holland e promete quebrar recordes de bilheteria para fechar 2021 com chave de ouro. O terceiro filme da trilogia concluí 20 anos de produções do herói nas telonas. A expectativa pelo lançamento era tanta que o trailer, lançado em agosto desse ano, teve mais de 355 milhões de visualizações em 24 horas. 

‘Homem Aranha: Sem Volta para Casa’ revela, pela primeira vez, a identidade do herói e suas responsabilidades para continuar sendo o ‘amigo da vizinhança’ entram em conflito com sua vida como Peter Parker. A solução encontrada por ele é pedir ajuda ao Doutor Estranho para fazer com que todos esqueçam sua real identidade. Porém, o feitiço faz com que vilões do multiverso apareçam em Nova Iorque e Peter precisa descobrir o que realmente significa ser o Homem Aranha.

Continua após a publicidade

No agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme foi declarado como ‘Certified Fresh’ (certificado fresco, em tradução livre) e se tornando um dos filmes com maior aprovação do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). No agregador, com 141 críticas até o momento, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, possui aprovação de 94% no site.Assim, o filme se torna o segundo mais aclamado do MCU, ao lado de ‘Vingadores: Ultimato’ e do primeiro ‘Homem de Ferro’, que também possuem 94% de aprovação.

Nostalgia vence a novidade 

Em tempos em que nove a cada 10 longas mais vistos no cinema são sequências, refilmagens ou adaptações, a originalidade de uma história se perde no fundo do imaginário coletivo. Como os trailers já apresentaram, este novo filme se trata de uma verdadeira festa, uma enorme homenagem à história do Homem-Aranha no cinema e, por isso mesmo, repleta de participações especiais.

Não é muito difícil imaginar que Peter Parker, papel de Tom Holland, vai acabar recebendo a ajuda do Peter Parker de Tobey Maguire e do Peter Parker de Andrew Garfield para salvar o dia. Mas esse falso mistério diz muito sobre a nova experiência cinematográfica.

É na nostalgia cuidadosamente administrada que ‘De Volta Pra Casa’ se apoia para poder driblar furos de roteiro, saídas clichês ou qualquer outro defeito e transformar um filme em um fenômeno que vai ser discutido por anos pelos fãs de cultura nerd.

20 anos no cinema  

O Homem-Aranha tem passado por diferentes histórias e franquias desde sua primeira aparição em uma história em quadrinhos chamada Amazing Fantasy, em 1962. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, nos últimos 20 anos o personagem apareceu em três diferentes séries de filmes.

De 2002 a 2007, a trilogia Homem-Aranha foi estrelada por Tobey Maguire. O Espetacular Homem-Aranha, produzida entre 2012 e 2014, teve como protagonista Andrew Garfield. Finalmente, a versão atual do MCU apareceu pela primeira vez em Capitão América: Guerra Civil, em 2016.
Em entrevista ao CinePOP, Tom Holand reforça sobre a importância deste último lançamento. “Eu acho que Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa é MAIOR que Vingadores: Ultimato. Por causa da história cinemática que ele representa. Ultimato é uma obra-prima. Foi uma combinação de 10 anos de trabalho que levou àquele momento. Mas esse filme do Homem-Aranha representa 20 anos de trabalho. São três universos diferentes. Ninguém poderia imaginar que a Sony e a Marvel os juntariam”. (Especial para O Hoje)

Veja Também