Tradições natalinas dizem que a ceia e a troca de presentes são momentos importantes

No empório localizado no Setor Bela Vista, você encontra presentes que tem o propósito de enaltecer a cultura goiana.

Postado em: 24-12-2021 às 08h57
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Tradições natalinas dizem que a ceia e a troca de presentes são momentos importantes
No empório localizado no Setor Bela Vista, você encontra presentes que tem o propósito de enaltecer a cultura goiana. | Foto: Reprodução/Internet

“Então é Natal, e o que você fez? O ano termina e nasce outra vez”, já diria a cantiga natalina que entoa as comemorações a vários anos. Hoje, 24 de dezembro, a meia noite, a tradição pede que sentemos à mesa para compartilhar a ceia e façamos a troca de presentes. Mas conhecendo os brasileiros, porque me incluo nessa parcela da sociedade, sempre há os atrasados que ainda não organizaram a festividade e deixaram para a última hora a compra dos presentes. Então para ajuda-los, segue uma lista para presentear as pessoas especiais.

O Natal desperta solidariedade e união, além do desejo de presentear quem você ama. As tradições da data mostram como o carinho pode ser materializado, seja com deliciosas receitas de Natal ou com um presente. Se você está em dúvida do que escolher em meio a tantas opções, cosméticos, livros, sapatos e acessórios são os mais procurados para as mulheres. Já os homens, em sua maioria, declaram que gostariam de ganhar perfumes, óculos e relógio. Entre os jovens, sem dúvidas os mais pedidos são os eletrônicos.

O universo feminino é múltiplo, mas o destaque desse ano vai para os livros com temáticas emponderadas. O livro ‘Mulheres que correm com os lobos’, da escritora Clarissa Pinkola Estés, por exemplo, é um da lista dos mais comprados. A obra fala sobre essência feminina, suas fragilidades e potências, e levanta uma reflexão importante sobre a mulher na sociedade patriarcal, assunto bastante discutido em 2021. A edição com capa dura é lindíssima e com certeza irá tornar o acervo da leitora ainda mais especial.

Continua após a publicidade

Presentear um homem nem sempre é uma tarefa fácil, visto que os gostos e prioridades de cada um são bem diferentes. Contudo, existem itens curingas que são especiais e indispensáveis no universo masculino. Perfeito para homens pontuais e também para os que amam praticar esportes, relógios serão um ótimo presente. Os modelos que oferecem características como resistência a água e conta com as funções de alarme, cronômetro, data, contagem regressiva são ideais para o homem moderno.

Com inúmeras novidades surgindo no mundo jovem e a grande diferença entre as gerações, pode ser confuso ter ideias de presente de Natal para molecada. Mas, sem dúvidas os eletrônicos são os queridinhos do momento. Entre os mais pedidos estão os smartphones, tablets e videogames. Os consoles mais procurados nesse Natal foram o Nintendo Switch, Xbox Series S e o Playstation 5. Para acompanhar, uma boa opção são os jogos mais amados de 2021, FIFA 21, Ratchet e Clank: Rift Apart, Marvel’s Spider Man: Miles Morales, entre outros.

Presentes com ar de goianidade

E não poderia faltar opções de presentes que representam nosso Estado e que enalteça nossa cultura. Em Goiânia é possível encontrar excelentes produtos regionais, que vão de souvenires a doces e conservas. Criada com esse propósito, a loja de Evandro Duarte demonstra o quanto o goiano valoriza suas raízes e se diverte com seu jeito de ser. Canecas personalizadas com dizeres bem ao estilo goiano, doces típicos, condimentos e conservas de frutos típicos da região, como o pequi você encontra lá.

Evandro conta como fundou o empório: “Tudo começou como uma grande brincadeira há 10 anos no Facebook, a gente começou a postar memes inspirados em piadas que fazíamos em nosso cotidiano de goianos.  As pessoas foram gostando, curtindo a página que atualmente conta com mais de 1,2 milhão de curtidas. O empório surgiu como resultado de tudo isso, há três anos, para nos conectar ainda mais o goiano à nossa cultura”, conta o idealizador da página ‘Enquanto Isso em Goiás’.

Veja Também