‘Na Atividade’: IZA colabora com músicos de periferias em reverência a criatividade brasileira

Canção transita pelo afrobeat, pagodão, rap e o funk ganha videoclipe no YouTube

Postado em: 03-01-2022 às 07h40
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Na Atividade’: IZA colabora com músicos de periferias em reverência a criatividade brasileira
Canção transita pelo afrobeat, pagodão, rap e o funk ganha videoclipe no YouTube | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso 

A cantora IZA colabora com nove jovens músicos originários de periferias na criação da faixa inédita ‘Na Atividade’. A canção, que transita pelo afrobeat, ganha videoclipe no YouTube de Devassa, a marca idealizadora do projeto que reverencia a pulsante criatividade brasileira na música. Essa experiência foi registrada na série ‘Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto’, aberta para não-assinantes do Globoplay (assista).

‘Na Atividade’ ganha forma em rima, poesia, swing percussivo e violino, por meio de beat produzido pelos hitmakers Pablo Bispo e Sérgio Santos, que também flerta com o pagodão, o rap e o funk. Composta em menos de uma semana, a letra se sobressai por reunir nomes desconhecidos e de diferentes realidades na busca por representatividade.  

Continua após a publicidade

Embora IZA tenha um papel de ‘líder’, os jovens músicos assumem o protagonismo dos vocais principais da faixa, munidos pelo espírito da parceria. Originário do Rio de Janeiro, o cantor Lukinhas ‘LK’ acumula parceria com Emicida e Rashid na música ‘Pipa Voada’, além de ter emplacado a coautoria do hit ‘A Queda’, da Glória Groove, após a participação na série. 

A compositora e cantora conterrânea Sabrina Azevedo desenvolve um trabalho premiado na poesia. A rapper Stefanie Roberta representa a cena hip hop de São Paulo, tendo colaborado com MV Bill e Rincon Sapiência. O baixista paraibano Italo Viana é mestre em música, tendo feito parte da banda da cantora Simone.

O cantor baiano Rafael Porrada compôs hits para Léo Santana e o grupo Paragolé, enquanto o percussionista soteropolitano Leo Oliveira foi músico acompanhante do Denny Denan, atual vocalista da Timbalada, e a percussionista Nanny Santos já desfilou no Cortejo Afro, tradicional bloco do carnaval de rua de Salvador. O mineiro Melk é conhecido por tocar sucessos do funk no violino, o mesmo instrumento da Izandra Machado, natural do Rio Grande do Sul, que se divide entre o ensino e o empreendedorismo musical.

Dirigido por Aisha Mbikila, o videoclipe da faixa ‘Na Atividade’ também transmite a essência do processo colaborativo empreendido por múltiplos artistas na criação de uma música do zero. O audiovisual foi rodado na Toca do Bandido, estúdio de gravação no Rio de Janeiro, transitando pela estética de um reality, com personagens reais interagindo entre si, e a poesia sonora. As referências foram o universo dos seriados e o segmento de videoclipes de música pop gravados em estúdios.

Seriado

A série ‘Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto’ está liberada para não-assinantes no Globoplay, estruturada em quatro episódios de cerca de 17 minutos. O documentário musical com roteiro dirigido por Mbikila reflete sobre a jornada pela qual os jovens de periferia passam para viver da música, cuja a IZA é uma exceção que conseguiu ascender ao mainstream. O cuidado em manter e explicar as gírias locais de um grupo eclético é uma característica marcante da produção.

Como a maioria dos jovens de periferia, a trajetória dos músicos do projeto é marcada por adversidades sociais, que impactaram na autoestima deles. A série captura momentos em que esses protagonistas questionam o merecimento de colaborar com uma popstar. Essa discussão é amplificada por Larissa Luz, espécie de madrinha do projeto. A cantora explica que os povos pretos são ensinados a não celebrarem conquistas, mas seguir com as batalhas da vida.

Veja Também