Animais de estimação também sofrem com maus hábitos alimentares e obesidade

Sinais de indisposição e tristeza são aparentes em alguns animais com obesidade

Postado em: 05-01-2022 às 08h33
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Animais de estimação também sofrem com maus hábitos alimentares e obesidade
Sinais de indisposição e tristeza são aparentes em alguns animais com obesidade | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

Alguns tutores tendem a ser resistentes quando a obesidade é diagnosticada, por pensarem que pets ‘fofinhos e gordinhos’ são os mais saudáveis. Entretanto, a obesidade animal é um fator de risco que se avança e já preocupa na mesma proporção que a epidemia em humanos. Da mesma forma que acontece com as pessoas, o sobrepeso em cães e gatos é uma combinação de ingestão calórica excessiva e pouca atividade física. Fatores como castração e o avanço da idade também são levados em consideração.

De acordo com especialistas, o animal é considerado obeso quando ultrapassa 20% do peso ideal.”Além dessa porcentagem, o excesso de peso também pode ser avaliado de acordo com o acúmulo de gordura em algumas regiões principais do corpo, como costelas, base de cauda e região abdominal”, explica a veterinária especializada em Endocrinologia e Metabologia de Cães e Gatos, Camila Canno Garcia, da Petz.

Continua após a publicidade

Segundo o veterinário Aroldo Medina, o principal fator que leva os pets à condição de obesos está no modo como o tutor. “Temos que levar em consideração que os pets não tem escolha própria e o principal culpado são os tutores. É interessante se atentar para não fornecer uma alimentação em excesso e de má qualidade”, informa o veterinário.

Para a identificação da obesidade no animal é levado em conta diversos fatores entre eles o da raça. De acordo com Aroldo Medina, os cães possuem padrões de peso de acordo com a raça. “Baseado em uma raça que está em alta ultimamente, que é o Bulldog Francês, seu padrão está entre 7 e 14 kg. Já para cães sem raça definida fica um pouco mais complicado identificar o padrão, devido a genética. Sendo assim é essencial levar o formato em consideração”, explica Aroldo.

Para a identificação da obesidade no animal é levado em conta diversos fatores, entre eles o da raça. De acordo com Aroldo Medina, os cães possuem padrões de peso de acordo com a raça. “Baseado em uma raça que está em alta ultimamente, que é o Bulldog Francês, seu padrão está entre 7 e 14 kg. Já para cães sem raça definida fica um pouco mais complicado identificar o padrão, devido a genética. Sendo assim é essencial levar o formato em consideração”, explica Aroldo.

A manutenção do peso adequado do seu bichinho de estimação começa na alimentação saudável, na opinião do veterinário Aroldo é o melhor caminho para evitar a obesidade nos pets. “Nós temos que presar pela qualidade de vida dos nossos pets, com uma boa alimentação, se possível natural acompanhando por um nutrólogo. Uma ração de boa qualidade também ajuda para a realização de um cálculo regrado, sem dar migalhas ao longo do dia que entram em conta e atrapalham a dieta do animal”, cita o veterinário sobre alguns métodos de prevenção e tratamento.

Como tratar a obesidade dos pets?

Para cães, caminhadas pela manhã ou fim de tarde e estímulo com brinquedos podem ajudar.Já para gatos, distribuir prateleiras, arranhadores, brinquedos e vários potes de comida e água pela casa em locais de difícil acesso estimulam o pet a estar sempre em movimento.
Por mais que o dia a dia seja corrido para os tutores a atenção para a saúde dos pets deve ter um espaço na agenda. Simples caminhadas e estímulos de atividades físicas podem fazer a diferença quando o assunto é saúde animal. “Atualmente as pessoas estão dedicadas aos seus afazeres e mesmo com a correria tem que levar em consideração que é uma obrigação do tutor dedicar uma fração de tempo para o animal”, argumenta o veterinário em entrevista ao Essência.

Veja Também