Metamorfose camaleônica: David Bowie é considerado um dos mais influentes músicos de todos os tempos

Com sua excentricidade, músicas inovadoras e conceitos quase extra-terrestres, o cantor se reinventava constantemente, por isso ganhou o apelido de Camaleão do Rock

Postado em: 11-01-2022 às 08h52
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Metamorfose camaleônica: David Bowie é considerado um dos mais influentes músicos de todos os tempos
Com sua excentricidade, músicas inovadoras e conceitos quase extra-terrestres, o cantor se reinventava constantemente, por isso ganhou o apelido de Camaleão do Rock | Foto: Reprodução

Certa vez David Bowie disse ser contemporâneo do seu tempo, mas o cantor estava à frente, e não à toa, mesmo após seis anos de sua morte, ele continua sendo aclamado pelos seis continentes. O lendário camaleão do rock deixou um legado de mais de 20 discos, filmes e manifestações artísticas que influenciam até hoje. Além de ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de sua obra. Na semana em que ele completaria 75 anos, seus fãs podem se deleitar com várias homenagens feitas ao redor do mundo. 

O cantor, compositor, produtor e ator britânico David Robert Jones nasceu em Brixton, Londres e teve seu primeiro contato com a música no coral da escola. Desde muito novo ele se encantava pelos discos de vinis, ao ouvir Little Richard cantar ‘Tutti Frutti’, Bowie diria mais tarde: “Eu tinha escutado a voz de Deus”. Aquele garoto começou a aprender a tocar instrumentos musicais, enquanto se apresentava para os amigos escoteiros fingindo ser Elvis e Chuck Berry. Sua presença no palco era descrita como “fascinante, como alguém de outro planeta”.

Assim, desde de cedo ele já estava destinado para o estrelato. Seu primeiro disco foi o homônimo ‘David Bowie’, mas o cantor só chamou a atenção do público em 1969, quando a canção ‘Space Oddity’ que alcançou o quinto lugar no UK Singles Chart. Sua capacidade de sempre renovar sua imagem chamava atenção, por isso tem sido uma importante figura na música há cinco décadas. É considerado um dos músicos mais inovadores e ainda influentes de todos os tempos, sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980.

Continua após a publicidade

Homenagens à Bowie

O aniversário de 75 anos de David Bowie não passou em branco. No último dia 8, data em que a nova idade de Bowie seria celebrada, diversos artistas participaram de um especial em homenagem ao camaleão do rock, todas disponíveis para revisitação dos fãs no YouTube. A celebração online à obra de David Bowie recebeu artistas como Noel Gallager, Gary Oldman, Ricky Gervais, Evan Rachel Wood, Duran Duran, Def Leppard, Living Colour, Walk The Moon e Jake Welsley Rogers.

‘Valentine’s Day’ foi a escolha de Gallagher para o especial. A música foi originalmente lançada no 24º álbum de Davie Bowie, ‘The Next Day’, de 2013. Para a performance, o ex-Oasis gravou sua participação em vídeo e apareceu tocando violão em uma tela, acompanhado de uma banda, que estava no palco. Já o grupo Duran Duran gravou um cover de ‘Five Years’. A faixa, que faz parte do icônico álbum ‘The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars’ foi apresentada por Simon LeBon e cia em janeiro do ano passado e ganhou um vídeo especial.

Parte das homenagens, o álbum ‘Hunky Dory’ irá ganhar edição especial de 50 anos. A homenagem, que foi anunciada no dia 17 de dezembro, traz uma versão alternativa de ‘Changes’. A música já está disponível para audição nas plataformas de áudio e no YouTube com lyric video. O clássico álbum de 1971, produzido pelo próprio David Bowie em parceria com Ken Scott, foi lançado há 50 anos e traz grandes sucessos do astro, como os singles ‘Life On Mars?’ e ‘Oh! You Pretty Things’, além da já citada ‘Changes’.

Cinco curiosidades sobre o astro

Classificado pela Rolling Stone, na 39ª posição da lista de 100 Maiores Artistas do Rock de Todos os Tempos, em 2004, David Bowie é sem dúvidas um astro. Mas foi suas excentricidades que moldou sua alma artística e o transformou em um ícone pop. Você sabia que ele quase foi Sir? Pois bem, a Rainha Elizabeth II honrou David Bowie com o título de cavaleiro, ou Sir, da Inglaterra, assim como outros astros britânicos, como Paul McCartney e EltonJohn. O cantor, no entanto, recusou o título e explicou: “realmente não entendia para que servia”.

Bowie tinha uma fobia bastante peculiar: medo de chás. Rumores dizem que o cantor sofreu uma experiência traumática envolvendo a bebida durante a infância e, na vida adulta, tolerava apenas um tipo, o chá-verde japonês. Além de roupas chamativas, cabelos chocantes e maquiagens elaboradas, outros elementos também faziam parte da excentricidade de Bowie. O cantor criou, por exemplo, um idioma próprio em 1977, como parte do conceito do disco ‘Low’, evidente especialmente na música ‘Subterraneans’.

Outra curiosidade do cantor é que além de todo o sucesso na música, o Camaleão do Rock também teve uma carreira no cinema. Seu primeiro papel foi em ‘O Homem que Caiu na Terra’ (1976), no qual interpretou Thomas Jerome Newton. Também viveu Jareth em ‘Labirinto’ (1986) e Pôncio Pilatos em ‘A Última Tentação de Cristo’ (1988), de Martin Scorsese. Enfim, na carreira ou em sua vida privada, inquestionavelmente, David Bowie foi único. Seu legado e sua personalidade continua influenciando e arrebatando fãs onde chega.

Veja Também