Carnaval 2022: 45% dos brasileiros pretendem passar a data em casa, revela pesquisa

Segundo o levantamento, 44% dos brasileiros vão aproveitar o feriado para descansar

Postado em: 12-01-2022 às 08h41
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Carnaval 2022: 45% dos brasileiros pretendem passar a data em casa, revela pesquisa
Segundo o levantamento, 44% dos brasileiros vão aproveitar o feriado para descansar | Foto: Andrea Pattaro

Por Elysia Cardoso

Que há gravidade no vírus ninguém duvida. Mas está na hora de colocarmos os pingos nos ‘is’: se há perigo no Carnaval, há em todas as formas de aglomerações. Essa mesma ciência que vale para o Carnaval de Rua, tem que valer para a sociedade como um todo. A ciência é única e, até que provem o contrário, o vírus não é carnavalesco. 

Ainda há incertezas sobre os eventos que movimentam o Carnaval de 2022. Em estudo ‘ Pulso Expectativa 2022’ com mais de 1800 brasileiros, realizada pela Hibou (empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo) e a Score Group (empresa de data retail e shopper experience da Be Partners), a expectativa de 45% dos brasileiros é de passar a data em casa, pois não se sentem seguros para sair.

Continua após a publicidade

Segundo o levantamento, 44% dos brasileiros vão aproveitar o feriado para descansar, 38% pretendem ficar em casa maratonando filmes ou séries, 24% vão passar mais tempo com a família.Embora seja grande a expectativa para o retorno definitivo do Carnaval de rua em Goiânia e no Estado, o cenário ainda é uma incógnita. Isso porque, nos últimos dias, há ascensão com relação a infecções causadas por vírus da influenza, dengue e covid-19.

Em Goiânia a prefeitura emitiu um comunicado dizendo que: “não organiza eventos de Carnaval, apenas autoriza as festividades particulares”. Sobre os eventos privados, declarou que: “Em decorrência da pandemia de covid-19 a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) estuda possíveis restrições em relação à realização das festas. Ainda não há definições”. 

Ao todo, cerca de 30 blocos de rua são oficializados na capital goiana. Em novembro de 2021, foram realizadas reuniões para decidir e preparar o carnaval deste ano. Naquele momento, o cenário era otimista e os casos de Covid-19 estavam em queda a nível de contaminação. A Liga dos Blocos de Rua, formada em 2018, apostava no avanço da vacinação para viabilizar o carnaval deste ano. Chegaram a anunciar nas redes que a festa estava prevista, mas agora aguardam uma definição por parte da prefeitura.

Conforme levantamento de associação de municípios, outras cidades como Caldas Novas e Pirenópolis não pretendem realizar festas públicas este ano. Aruanã foi o primeiro município do Estado a cancelar o feriado de Carnaval. De acordo com o prefeito da cidade, Hermano de Carvalho, as festividades de Carnaval também não ocorrerão pelo segundo ano consecutivo. Em Goianésia, em Pirenópolis e em São Simão não haverá programação oficial e a definição sobre a suspensão das atividades nas repartições públicas municipais sairá apenas dias antes do Carnaval, que será em 28 de fevereiro e 1° de março.

Na antiga capital do Estado, a cidade de Goiás que também é destino de turistas no período carnavalesco, a prefeitura recomenda a não realização de eventos, mas a permissão para bailes privados, segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Borges Santana, segue, desde que cumpridas todas as normas já definidas. Entre as regras estipuladas, até o momento, estão as estratégias de distanciamento, público limitado e, agora, exigência de passaporte da vacina.

Importância para o turismo 

A importância e o impacto do Carnaval no turismo brasileiro são imprescindíveis para o alcance de metas financeiras em nossa economia anual, considerando que o evento atrai turistas de várias regiões brasileiras e também do exterior para aproveitarem nossas festas em grande estilo.

Em nível nacional, a economia é movimentada em mais de US$ 500 milhões todos os anos, representando entre 10 e 11% do faturamento anual de agências de turismo e grandes redes do cenário hoteleiro. A frente econômica também cresce no litoral paulista e nordestino, contando com o suporte de grandes hotéis, ampla infraestrutura e belíssimas paisagens para conformar os turistas na agitação da festa brasileira.

De acordo com o Ministério do Turismo, com base em pesquisa realizada pelo Booking.com, mais da metade dos brasileiros viajaram no Carnaval de 2020 para fugir das grandes festas. E nada melhor do que Goiás para garantir dias de paz e descanso em meio à natureza, movimentando o turismo local. Várias cidades goianas ofereceram muita animação, com a realização de desfiles e shows, mas a vocação para o Ecoturismo, Turismo de Aventura e Turismo Rural talvez seja o destaque dos visitantes neste ano.

Veja Também