Quinta-feira, 28 de março de 2024

Inspirado na capital federal, o Festival Porão do Rock é palco para a diversidade e independência musical

A curiosidade intelectual, a lucidez e a urgência desses jovens de Brasília mudou para sempre a música popular brasileira

Postado em: 12-01-2022 às 09h21
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Inspirado na capital federal, o Festival Porão do Rock é palco para a diversidade e independência musical
A curiosidade intelectual, a lucidez e a urgência desses jovens de Brasília mudou para sempre a música popular brasileira | Foto: Reprodução

Brasília é sinônimo de rock, foi berço de várias bandas consolidadas que fizeram a cena acontecer nacionalmente. A cidade respira música desde os anos 1980 quando surgiram os primeiros movimentos artísticos. Não poderia ser em outro lugar que não a Capital do Rock, como é conhecida, o surgimento de um dos principais festivais de música do País, o Festival Porão do Rock. Para celebrá-lo e relembrar os melhores momentos, o canal Music Box Brazil apresenta as atrações da edição 2021 do evento a partir de hoje, 12 de janeiro.

Realizado desde 1998 em Brasília, um dos mais importantes polos de música independente do País, o Festival Porão do Rock ganha cada vez mais relevância, atraindo uma legião de fãs, artistas e ampla cobertura da mídia. O evento é um celeiro de novidades e reflete toda diversidade da cena independente brasileira. “Temos uma sinergia muito grande com o evento, e é um privilégio recebê-los no palco da música brasileira”, afirmou Adriano Sousa, head de conteúdo do canal Music Box Brazil.

Não à toa, o festival é feito integralmente na Capital do Rock, já que foi criado com o objetivo de prestigiar o rock brasiliense. Brasília nos presenteou com canções, bandas e artistas que entraram para a história da música brasileira. Mesmo sendo palco de bandas de vários estilos, a cidade ficou conhecida como a Capital do Rock por inúmeros motivos, como a proximidade do planalto, a população jovem revolucionária e também a influência internacional da época quando tudo começou.

Continua após a publicidade

“O Festival Porão do Rock nasceu com a ideia de atender ao público de Brasília, que não poderia prestigiar a cena musical que acontecia nas cidades do Rio e de São Paulo. Em pouco tempo o festival foi tomando uma gigantesca notoriedade e se tornando uma vitrine musical para o resto do País. Em 2021 chegamos à 24º edição”, afirma Gustavo Sá, idealizador do festival. Edição esta que foi feita em formato drive in e com transmissão pelo YouTube devido a pandemia e será apresentada pelo canal. 

O Porão do Rock 2021 contou com alguns dos maiores nomes das várias vertentes do rock, desde estilos mais pesados até o pop, o rap e outros ritmos. Os fãs de heavymetal, hardcore, punk e indie, podem acompanhar as apresentações das bandas Crypta (SP), Far From Alaska (RN), Black Pantera (MG), Pense (MG) e os brasilienses Os Cabeloduro (DF), Jambalaia (DF), o rapper Amaro (DF) e a banda instrumental Muntchako (DF). O canal também exibe as apresentações de Nando Reis (SP), Selvagens à Procura de Lei (CE), Rocca Vegas (CE), Jah Live (DF), Consuelo (DF), Magnética Groove (DF) e Thabata Lorena (DF).

Rota do Rock

A capital do País inspirou a criação do Festival Porão do Rock por um motivo. Brasília formou uma geração de roqueiros por ser um vulcão de constante erupção de gênios da música. Quase 40 anos depois de grandes nomes como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, Raimundos, Natiruts e Cássia Eller, entre outros, formaram a identidade brasiliense, a cidade ganhou oficialmente a Rota Brasília Capital do Rock. O decreto foi assinado pelo governador Ibaneis Rocha em maio de 2021.

Agora, moradores e turistas contam com uma experiência única pelo olhar do estilo musical que consagrou a história da cidade tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do DF. Em trabalho conjunto com a Secretaria de Economia (Seec) e a faculdade União Pioneira de Integração Social (Upis), a Secretaria de Turismo (Setur) mapeou 37 pontos que fazem parte da história do rock brasiliense. Esse mapeamento tem curadoria de Philippe Seabra, vocalista da Plebe Rude, e produção de Tata Cavalcante.

Entre os pontos sinalizados, estão o Parque Vivencial II, a SQS 104 Sul, quadra onde moravam os integrantes de Os Paralamas do Sucesso, o Cave no Guará, onde ocorreu o primeiro show da Legião Urbana em Brasília, e o espaço onde foi realizado o evento Rock na Ciclovia, organizado pela banda Plebe Rude. Todos esses lugares podem ser visitados virtualmente pela plataforma Google Earth. A Rota do Rock pretende manter viva a memória do rock brasiliense e inspirar novas gerações.

Para o vocalista dos Raimundos, Digão, a rota é uma conquista muito importante que será uma grande viagem no túnel do tempo para os amantes do rock brasiliense e do Brasil. “Brasília merece demais uma iniciativa como essa”, diz. “Com milhões de discos vendidos, filmes e documentários com milhões de espectadores, teses e doutorados dedicados às letras dessas bandas, o rock de Brasília é um alicerce da contestação e liberdade de expressão no Brasil, e isso tem que ser celebrado”, diz o vocalista do Plebe Rude, Philippe Seabra.

Veja Também