Radialista e consultor musical avalia vantagens e desvantagens de parcerias e comenta sobre casos famosos

Especialista avalia casos como os da cantora Anitta

Postado em: 21-01-2022 às 09h41
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Radialista e consultor musical avalia vantagens e desvantagens de parcerias e comenta sobre casos famosos
Especialista avalia casos como os da cantora Anitta | Foto: Divulgação

Por Elysia Cardoso

No mundo musical é comum surgirem parcerias entre diversos artistas, mesmo aqueles que são de nichos diferentes. Os chamados ‘feats’, costumam levar uma legião de fãs à loucura e, alguns, explodem nas paradas musicais e se tornam grandes sucessos. “Quando um artista entra em um mercado diferente do seu, a principal vantagem é ser apresentado a outro público. O feat entre Dilsinho e o Zé Neto e Cristiano é um bom exemplo disso”, demonstra o radialista e consultor musical, Helton Lucas.

De acordo com ele, quando um artista trabalha apenas um nicho, isso pode prejudicar a carreira no sentido de não haver uma expansão, que é extremamente benéfica para o meio musical. Porém, o especialista alerta para a perigosa quebra de expectativa que pode existir por trás dos feats. “Muitas vezes, os artistas formam uma parceria imaginando um sucesso quase que instantâneo, mas às vezes, o próprio público não está acostumado. Por exemplo, ao misturar o sertanejo e o funk, terão ouvintes que não gostarão da faixa por conta da presença do outro gênero musical”, pontua.

Continua após a publicidade

Além disso, Helton afirma que existem problemas internos que podem acabar por marcar negativamente as parcerias musicais. “A Anitta teve diversos feats que não deram certo. O caso dela com Pabllo Vittar, por exemplo, houve problemas financeiros nos bastidores”, relembra o consultor musical.

Recentemente, um outro ‘feat’ gerou polêmica nas redes sociais: Naiara Azevedo e Marília Mendonça. “A Naiara quis aproveitar a fama que o Big Brother ia dar a ela e também o momento de fragilidade dos fãs da Marília. Porém, a família não havia dado autorização para o lançamento da canção e isso foi extremamente mal visto pelo público”, explica Helton Lucas.

Com a polêmica, a cantora Naiara Azevedo acabou por se prejudicar tanto na carreira musical, quanto dentro do reality do qual está participando. “Ela acabou perdendo público porque muitos fãs se sentiram desconfortáveis e acharam a atitude desrespeitosa”, afirma o radialista. Por isso, Helton defende que, antes de gravar um feat, é essencial que os artistas combinem todos os detalhes em torno do lançamento.

Sobre Helton Lucas

Nascido na cidade cearense de Sobral, Helton Lucas começou a trabalhar com o rádio em 2011, apresentando um programa infantil na Rádio Pitombeiras FM 98.7, originária da cidade de Senador Sá no Ceará. Com apenas 1 ano de trabalho, ele conseguiu ser promovido e ganhou experiência apresentando programas como o Show de Sábado e o Show da Tarde.

Veja Também