Os sabores paulistanos: Tour gastronômico por São Paulo, alguns restaurantes se destacam

Um compilado de dicas para aproveitar ao máximo o tour gastronômico que a região tem para oferecer.

Postado em: 24-01-2022 às 09h20
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Os sabores paulistanos: Tour gastronômico por São Paulo, alguns restaurantes se destacam
Um compilado de dicas para aproveitar ao máximo o tour gastronômico que a região tem para oferecer | Foto: Reprodução

Indiscutivelmente o pecado da gula é o mais prazeroso de se cometer. Comer está atrelado a sensações, emoções e lembranças. O simples fato de apreciar uma boa comida, gera no cérebro uma satisfação pouco alcançada em outras atividades. Agora imagina alinhar boa comida, bons drinks com uma viagem inesquecível? Imaginou? Então, é possível. Essa jornalista que vos fala passou por São Paulo e reuniu um compilado de dicas para aproveitar ao máximo o tour gastronômico que a região tem para oferecer.

São Paulo é conhecida por reunir pessoas do mundo todo em um só lugar, a metrópole traz um ar de diversidade, espontaneidade e civilidade. Os escritórios das maiores empresas sediadas no Brasil estão na Avenida Brigadeiro Faria Lima, um importante centro comercial e financeiro. Não seria exagero dizer que o mundo acontece na maior cidade da América Latina. Além de movimentar o mercado financeiro, respirar cultura, a cidade também oferece um dos melhores turismos gastronômicos do país.

Mas o que é um tour gastronômico afinal? Se você considera conhecer os pratos típicos do destino, experimentar novas formas de se fazer uma receita conhecida, e encontrar prazer em todas as atividades que envolvem essas coisas, provavelmente você já praticou o turismo gastronômico. Essa modalidade de turismo que tem ganhado força no mundo, é um convite para ir além da contemplação de lindas paisagens e pontos turísticos, é estar disposto a experimentar também novas sensações por meio da comida.

Continua após a publicidade

O Brasil é repleto de comidas típicas em todas as suas regiões, assim como os principais destinos no mundo. A capital paulistana, mais especificamente, se destaca por reunir diferentes gerações, nacionalidades e personalidades. Essa mistura reflete no paladar de quem passa pela cidade e resulta em cozinhas diversas, mas de grande qualidade. Listei alguns lugares que conheci nessa minha passagem por São Paulo que serve para todos os gostos e bolsos. Quando tiverem a oportunidade, vale a pena passar por eles.

Manioca

O Manioca já começa a surpreender desde sua localização e termina com a surpresa de dois anos ser condecorado com o reconhecimento mundial da Michelin. Em um lugar discreto, muitos têm dificuldade de encontrar porque seu salão está escondido entre as estantes da Livraria Cultura, dentro do Shopping Iguatemi. Apesar de ser um ambiente sofisticado, ele oferece pratos que servem paladares mais simples até ao mais requintados. O destaque do restaurante vai para o tempero do macarrão com cogumelos e para a sobremesa feita com suspiro, doce de leite, morango e pedras de nata. 

Posto 6

Para os goianos que gostam do verdadeiro boteco e prezam por momentos descontraídos, o Posto 6 é uma ótima opção. Localizado na região oeste de São Paulo, no bairro da Vila Madalena, o bar reúne chopp bem gelado, boa comida, música e um bom atendimento. Especializados em oferecer um bom Happy Hour, os petiscos e os drinks ficam em evidência. O torresmo, a costela assada, picanha na chapa e o escondidinho de camarão são os que conquistam os clientes que passam por lá. Desde 6 de outubro de 2002, o Posto 6 traz a tradição de um agradável e descontraído ambiente com mesas na calçada e muito samba.

Bovinu’s

Tipicamente gaúcha, a churrascaria traz para o cliente bons cortes de carnes, um buffet variado, que inclui frios, japonês, petiscos, e um bom atendimento. Essa opção atende os amantes de churrasco e que prezam por um preço justo. O ambiente é agradável, espaçoso e segue rigorosamente todas as recomendações da OMS devido a pandemia. Com três unidades em São Paulo, eu conheci a Bovinu’s Rebouças, esta que oferece também um serviço de manobrista e estacionamento. O destaque do restaurante é a picanha em vários pontos e uma linguiça apimentada bastante saborosa. 

Aragon

E por fim, uma opção para quem dá prioridade para o requinte e não para o preço. O Aragon é um restaurante especializado em comida mediterrânea, com foco em frutos do mar. Com almoços tranquilos, o restaurante ibérico tem clima mais agitado à noite fora de pandemia. Com a atual situação, eles fecham às 21h, por isso é importante fazer a reserva, já que é um restaurante seleto e disputado. Encabeçando a lista dos pratos mais pedidos está o arroz de pato. Quem não tem medo de calorias pode ficar, na sobremesa, com o pudim frito polvilhado de açúcar e canela acompanhado de uma jarrinha de doce de leite fluido.

Veja Também