A plataforma ‘Agenda Tarsila’ homenageia a Semana de Arte Moderna com várias atividades virtuais

A plataforma conta com uma programação de eventos, cursos, palestras, rodas de conversa e outras atividades virtuais

Postado em: 26-01-2022 às 09h59
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: A plataforma ‘Agenda Tarsila’ homenageia a Semana de Arte Moderna com várias atividades virtuais
A plataforma conta com uma programação de eventos, cursos, palestras, rodas de conversa e outras atividades virtuais | Foto: Reprodução

A Semana de Arte Moderna segue sendo lembrada e homenageada. Tours virtuais, projeto de literatura e música são algumas das atrações da plataforma ‘Agenda Tarsila’. A programação foi pensada para aqueles que não tem a oportunidade de estar presente fisicamente, mas que ainda quer aprender ou revisitar um dos mais importantes marcos culturais no Brasil. O evento influenciou gerações culturalmente e em 2022 completa 100 anos. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público pode conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos e entrevistas exclusivas.

Desde setembro de 2021, a Agenda Tarsila, pioneira e maior plataforma sobre modernismo no País, tem reunido uma programação de eventos, cursos, palestras, rodas de conversa e outras atividades que comemoram o centenário do movimento cultural no País. Dentre os mais de 300 eventos já mapeados, a plataforma divulga também programações online que ensinam e falam sobre a importância da Arte Moderna para a nossa sociedade e da relevância da Semana de Arte Moderna de 1922. O projeto disponibiliza ainda conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube). Eles podem ser acessados de qualquer lugar e mais, são gratuitos. 

A programação tem início com uma visita virtual às obras modernistas espalhadas em São Paulo. Trata-se de um mapa criado na plataforma do Google Maps, com a geolocalização de 42 obras de arte moderna brasileira em espaços públicos e 21 instituições culturais que possuem arte moderna brasileira na cidade de São Paulo. A exposição virtual ‘Na paisagem de São Paulo: Rebolo e o Grupo Santa Helena‘ tem obras que registram as transformações de São Paulo nas décadas de 1930 e 1940. Ela celebra a importância do grupo no contexto da arte moderna brasileira. Ao todo são mais de 30 pinturas de Francisco Rebolo e integrantes do Santa Helena.

Continua após a publicidade

O Centro da Memória da Eletricidade também participa da programação com a série de lives, dividida em três temporadas de dez episódios cada, dedicadas à Semana de Arte Moderna de 1922, evento que pautou a arte e a cultura brasileiras durante todo o século 20. As conversas com especialistas no assunto tiveram curadoria e apresentação do jornalista e crítico musical João Marcos Coelho. As lives foram realizadas de março a novembro do ano passado. Em fevereiro será lançado um e-book sobre a série e seus convidados. Os vídeos podem ser vistos no YouTube. Para mais informações, acesse ‘Agenda Tarsila’.

Já o Selo Sesc lança o projeto ‘Toda Semana: Música e Literatura na Semana de Arte Moderna’, um conjunto com 4 CD´s apresentando pela primeira vez a íntegra de todas as músicas e poemas da Semana de 1922. O conjunto livreto e CD foi idealizado por Claudia Toni, Flávia Camargo e Camila Fresca, e direção musical de Cláudio Cruz. O projeto conta com a interpretação do maestro e violinista Cláudio Cruz e o pianista Cristian Budu e com as participações de Ricardo Castro (piano), Antonio Meneses (violoncelo), Mônica Salmaso (canto), Homero Velho (barítono), Ana Valéria Poles (contrabaixo), Claudia Nascimento (flauta), Ovanir Buosi e Luca Raele (clarinetes), Douglas Braga (saxofone), Liuba Kletsova (harpa), Marcos Aragoni (piano) e o Quarteto Carlos Gomes.

Veja Também