Senador Canedo respira cinema

A idealizadora do festival destaca que além de cinema, o evento abrange apresentações culturais, como shows dos cantores Diego de Moraes e Lineker Lancellote, da banda Chá de Gim e do rapper Blac Mam

Postado em: 05-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Senador Canedo respira cinema
A idealizadora do festival destaca que além de cinema, o evento abrange apresentações culturais, como shows dos cantores Diego de Moraes e Lineker Lancellote, da banda Chá de Gim e do rapper Blac Mam

O Curta Canedo 2017, organizado por Carmelita Gomes e o jornal Imprensa Criativa, ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro, nas instalações do Colégio Ipós, em Senador Canedo. O evento, que objetiva exibir e promover obras audiovisuais de Curtas-metragens em caráter competitivo, vai contar com mostra de filmes infantis, oficinas, palestras, workshops e seminários. O Festival valoriza as produções e premia os três melhores em 18 categorias. A entrada é gratuita. 

A Produtora Cultural Carmelita Gomes, idealizadora e coordenadora do projeto, afirmou que o festival, além de cinema, abrange apresentações culturais, como shows dos cantores Diego de Moraes e Lineker Lancellote, da banda Chá de Gim e do rapper Blac Mam. “Não dá para ficar só no cinema, um festival abrange várias áreas”, afirma a produtora. O evento ainda contará com dança de rua, capoeira e dança afro.

Continua após a publicidade

Incentivo

Neste ano, o projeto Curta Canedo foi contemplado pelo fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e, segundo Carmelita, esse incentivo é imprescindível. “É muito importante a lei de incentivo que nosso Estado tem, porque só assim é possível realizar um festival à altura, receber cineastas de fora, interagir, pagar uma estrutura legal”, afirma a produtora. Carmelita ainda destaca que para quem produz cinema é fundamental essa lei, porque só assim cineasta e diretor vão conseguir trabalhar com um elenco, figurino e equipamentos de qualidades, além de bons profissionais. “É fundamental nosso Estado estar avançado nessa área, e nós, produtores culturais, cineastas e diretores, somos muito gratos a lei de incentivo”, afirma a coordenadora. 

Carmelita revela um dos seus sonhos profissionais: “Eu, como produtora cultural, tenho um projeto, que é fazer a cidade de Senador Canedo um polo de turismo cultural. No 3º Curta Canedo, nós iremos alcançar isso, porque em 2018 nosso festival será internacional”.

Carmelita ressalta que Goiás atualmente investe tanto nessa área, que existem duas leis de incentivo especiais para o audiovisual, uma pra quem quer produzir filmes e uma pra quem quer fazer festivais. Contudo, segundo a produtora, o mundo inteiro está investindo no cinema, não apenas Goiás. “Nós temos vários países da Europa, da África, da Ásia que estão investindo em cinema. É um mercado novo, é uma maneira de o País ficar conhecido, divulgar suas riquezas, mostrar para o mundo o que tem de melhor”, afirma.

Festival 

Segundo Carmelita, o Curta Canedo nasceu de uma conversa entre cineastas no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) de 2015. “Nós estávamos conversando que vários filmes bons ficam de fora, porque o Fica tem uma temática ambiental, então vários filmes não entram, então nós resolvemos fazer o Curta Canedo 2016”, afirma a produtora, que também destaca que a primeira edição do festival foi um sucesso e que, agora, vai fazer mais sucesso ainda por causa do fomento da Lei de Incentivo do Estado. 

Carmelita ressalta que uma das importâncias do festival é o contato entre diferentes diretores e cineastas, porque essa interação permite um grande aprendizado por meio da troca de experiências. Segundo ela, cerca de 250 cineastas de todo Brasil vão participar do evento. A produtora ainda destaca que o Curta Canedo também é fundamental para divulgação do trabalho dos produtores goianos. “O cineasta só tem como tornar visível o seu trabalho por meio dos festivais”, afirma Carmelita. 

A coordenadora do festival também destaca que o evento contribuiu para dar visibilidade ao estado. “O festival torna o Estado visível, querido, e atrai turistas para Goiás, porque os festivais alcançam as comunidades de todo Brasil. Isso é muito importante pra quem produz uma obra, principalmente uma obra cinematográfica!”, finaliza Carmelita.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

Programação – ‘Curta Canedo 2017’  

Dia 6/10 (sexta-feira)

CURTA CANEDINHO

1ª sessão: das 8h às 10h

2ª sessão: 14h   

O Curta Canedinho é uma mostra competitiva de filmes infantis. Os filmes inscritos concorrerão a premiações em dinheiro para primeiro, segundo e terceiro lugares na categoria Melhor Filme Infantil. E, ainda, sessões dos filmes de animação da cineasta Rosa Berardo (homenageada no festival).

Dia 6/10 (sexta-feira)

CERIMÔNIA DE ABERTURA COM HOMENAGENS E SHOWS

19h: shows e apresentações artísticas

A cerimônia de abertura terá homenagens a dois cineastas que darão nomes aos troféus da mostra, a cineasta goiana Rosa Berardo, para os prêmios do Curta Canedinho e o cineasta Noé Luiz Mota para os demais prêmios. Os shows ficarão por conta dos cantores Diego de Moraes, Lineker Lancellote, Banda Chá de Gim, Blac Mam e convidados. Estarão presentes autoridades e cineastas convidados. Palco montado na rua para que toda a comunidade participe.

Dia 7/10 (sábado) 

OFICINAS E SEMINÁRIOS

8h30 – inscrições 

9h – início das oficinas e seminários

As oficinas são gratuitas e abertas ao público, em geral, com direito a certificados.

Dia 7/10 (sábado) 

CURTA CANEDO 2017 – Mostra Competitiva dos Filmes de Curtas-Metragens

1ª sessão: das 15h às 17h30 

2ª sessão: das 19h às 22h 

O Festival premiará os três melhores em 18 categorias (num total de 54 filmes premiados) com exibições dos curtas-metragens de cineastas de Goiás e do Brasil que concorrem no festival.

Dia 8/10 (domingo)

FILMES CONVIDADOS

Sessão: das 9h às 11h

São filmes convidados que não poderiam ficar de fora do Festival pela grande qualidade e significância. 

Dia 8/10 (domingo)

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

Às 11h: o Festival encerrará com a cerimônia de entrega das premiações aos vencedores da Mostra Competitiva, com a presença de diretores, cineastas, atores e atrizes. É imprescindível que um responsável esteja presentes no momento da premiação para receber ao prêmio.  

SERVIÇO

2° Festival de Cinema de Senador Canedo – Curta Canedo 2017                             

Quando: de 6 a 8 de outubro 

Onde: Colégio Ipós (Rua 116, com a Rua 101, Vila São Sebastião  Senador Canedo-GO)


Gabriella Starneck. (Foto: Reprodução)

 

Veja Também