Cessação do sofrimento: Kurt Cobain, líder da banda Nirvana, completaria 55 anos esta semana

‘Smells like teen spirit’, que revelou a banda e o estilo grunge para o mundo, foi a música mais gravada por outros intérpretes e mais tocada no Brasil

Postado em: 23-02-2022 às 09h32
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Cessação do sofrimento: Kurt Cobain, líder da banda Nirvana, completaria 55 anos esta semana
‘Smells like teen spirit’, que revelou a banda e o estilo grunge para o mundo, foi a música mais gravada por outros intérpretes e mais tocada no Brasil | Foto: Reprodução

Nirvana é uma palavra do contexto do Budismo, que significa o estado de libertação atingido pelo ser humano ao percorrer sua busca espiritual, estado de graça ou cessação do sofrimento. Mas o termo ganhou conotação rock and roll após o surgimento da banda com mesmo nome. Liderada pelo cantor e guitarrista Kurt Cobain, Nirvana tornou-se uma das principais referências da música mundial e nada mais a cara do grupo do que o nome escolhido. Tanto sucesso também deve-se ao fato de seu vocalista ser uma verdadeira estrela dos anos 1990, com todos os prazeres e desprazeres que o título confere.

Esta semana Kurt Cobain completaria 55 anos, mas sua vida foi interrompida quando fatalmente entrou para o seleto ‘Clube dos 27’, artistas que morreram pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas ou drogas, ou meios violentos como homicídio ou suicídio aos 27 anos. Sua vida sempre foi envolta a polêmicas, tragédias e muita música, mas o que poucos sabem é que antes do sucesso o cantor vivia em uma cidade pacata do interior. A versão mais conhecida de Kurt é a selvagem, mas outras curiosidades o fez grande como é até hoje.

Nascido no ano de 1967, Kurt Cobain se tornou um dos músicos mais importantes das últimas três décadas, mesmo tendo se suicidado em 1994. Após sua morte, sua história tem sido destrinchada em reportagens, programas de TV, documentários e biografias, mas há detalhes pessoais do cantor que nem todos sabem.  Por exemplo: qual é o nome do meio de Kurt Cobain? Qual é a cidade em que nasceu? Qual era o seu tênis preferido? Por que a música ‘Smells Like Teen Spirit’ tem esse título?

Continua após a publicidade

Para relembrar o líder do Nirvana em seu aniversário, listamos algumas curioidades que, provavelmente, nem todo fã tem conhecimento. Embora o Nirvana tenha sido uma das bandas responsáveis por colocar a cidade de Seattle no mapa da música, Kurt Cobain nasceu em Aberdeen, condado de Washington, EUA. Seu nome do meio é Donald, sendo Kurt Donald Cobain no RG, homenagem ao seu pai que se chamava Donald Leland Cobain e suas origens são holandesas, inglesas, alemãs, francesas, irlandesas e escocesas. 

Uma de suas fases mais lembradas até hoje, foi a do seu casamento com a Courtney Love, mas antes de conhece-la, Kurt teve um relacionamento marcante com Tobi Vail, integrante da banda Riot Grrrl Bikini Kill. Tobi Vail, inclusive, tem ligação direta com o título do hit ‘Smells Like Teen Spitit’. Certa vez, Kathleen Hanna, vocalista do Biniki Kill, pichou no quarto do apartamento de Cobain a frase “Kurt Smells Like Teen Spirit”, “Kurt Cheira a Espírito Adolescente”. ‘Teen Spirit’, ‘Espírito Adolescente’, é a marca do desodorante que Tobi Vail usava. 

Falando da carreira, poucos sabem que o orçamento do primeiro álbum do Nirvana, ‘Bleach’ (1989) foi de 90 dólares. No entanto, o produtor Jack Endino acabou cobrando 606 dólares após o disco estar gravado. Quem acabou arcando com o valor total foi o guitarrista Jason Everman, que é creditado no disco, aparece na foto de capa, mas não tocou uma única nota sequer. Outro ponto alto do Nirvana foi a polêmica canção ‘Rape Me’, ‘Me Estupre’ em tradução para o português, do disco ‘In Utero’ (1993), que incialmente chamava-se ‘Wreck Me’, ‘Me Destrua’. 

Marca registrada de Kurt Cobain era sua fascinação, quase obsessiva, por usar somente tênis da marca Converse. E de cor preto. Às vezes, muito raramente, variava usando um Converse de cor vermelho. Outra curiosidade que poucos sabem é que o nome Frances Bean, filha única de Kurt Cobain e Courtney Love, é uma homenagem à atriz Frances Farmer, natural de Seattle cuja história ficou marcada por vários episódios de comportamentos errantes e internamentos em clínicas psiquiátricas. 

A cidade em que Kurt Cobain nasceu homenageou-o construindo um memorial chamado ‘Kurt Cobain Landing’. A placa de boas-vindas da cidade está escrito “Come As You Are”, nome de uma das músicas do álbum ‘Nevermind’ (1991). Ele será sempre lembrado pela personalidade e musicalidade que passou como um furacão pelo mundo da música. Ele apresentou aos fãs suas vulnerabilidades e se entregou de corpo e alma para o que ele mais amava fazer, viver a música. Sua arte ainda ecoa por onde passa.

Veja Também