Papo Xadrez: Zé Capeta falou de sua vida como peão, ator e, como diz, ex-político

No Papo Xadrez, Zé Capeta ensina os significados dos diferentes toques do berrante

Postado em: 03-03-2022 às 09h05
Por: Redação
No Papo Xadrez, Zé Capeta ensina os significados dos diferentes toques do berrante | Foto: Reprodução

Por Guilherme de Andrade

Na última segunda-feira (28), José Bento Tavares Neto, o Zé Capeta, esteve à frente com Yago Sales e Felipe Cardoso e contou em detalhes episódios da sua jornada de quase 80 anos. Desde sua infância na fazenda de seus avós, no interior de Goiás, até a construção de sua carreira na festa de peão de Barretos, Zé fala de sua vida entre risadas e toques do berrante. O episódio foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube ‘Papo Xadrez’ e continua disponível para quem quiser conferir, junto da primeira transmissão do podcast com Matheus Ribeiro.

Nesse encontro, Zé fala do dinheiro e das honrarias que ganhou no auge de sua vida como peão, ator e berranteiro. Ganhou muito dinheiro mas gastou tudo, hoje ele vive uma vida humilde. Zé conta que nunca economizou, o que precisava ele dava, seja para família ou para uma de suas namoradas. “Com 13 anos de idade eu sai nesse mundo cão, montando em burro bravo e enfrentando até o diabo para ganhar meu pão”, em versos o berranteiro conta que nunca teve medo de trabalho.

Continua após a publicidade

Falando de suas origens, Zé conta com carinho de sua família. Pai fazendeiro era homem direito e o ensinou muito, a mãe é lembrada com muita força e carinho. Zé admite que foi muito bem criado e confessa ter planos de passar dos 100 anos, “só faltam 21”, ironiza aos risos. Contando da mula brava que Zé domou na fazenda de seu avô e que lhe rendeu o famoso apelido, ele diz em verso, “foi naquele dia que eu domei a mula preta, risquei ela de espora da nuca até na paleta, foi aí que me puseram o apelido de Zé Capeta”.

Honrando o nome, Zé Capeta traz todos seus conhecimentos à mesa. Ele trouxe rapé e também leu as mãos dos apresentadores Felipe e Yago. “Esse ano você vai em busca de um grande conhecimento” e “você vai dominar uma equipe de gente que vai te render dinheiro e nome”, são as previsões de Zé para os meninos do podcast. Terminando a leitura em tom descontraído, Zé vira para Yago e diz: “você vai ter problema com duas mulheres, uma morena e uma loira”. Não faltaram momentos para Zé Capeta dar sua famosa risada.

Novo sucesso de mercado, os podcasts são uma tentativa de resgatar a praticidade e o compromisso com uma informação completa que existe no rádio, mas ao mesmo tempo adaptada ao contexto digital em que vivemos. Toda segunda-feira, no início da noite, um novo episódio vai ser transmitido ao vivo pelo canal ‘Papo Xadrez’ no YouTube. Pequenos excertos das conversas vão alimentar as redes sociais e o site do jornal ao longo da semana, mas claro os episódios na íntegra se mantêm disponíveis online para você assistir quando quiser.

Veja Também