Badminton: Esporte praticado recentemente no Brasil proporciona benefícios para o corpo e mente

Esporte proporciona benefícios para o corpo e mente

Postado em: 18-03-2022 às 09h01
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Badminton: Esporte praticado recentemente no Brasil proporciona benefícios para o corpo e mente
Esporte proporciona benefícios para o corpo e mente | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

Malhação e musculação já deixaram de ser sinônimos há bastante tempo. Cada vez mais, as pessoas buscam nos esportes uma maneira de treinar e se divertir. Na Bodytech da unidade Marista, em Goiânia, não é diferente. A procura por atividades coletivas tem crescido exponencialmente e, dentre as modalidades, o badminton tem sido bastante procurado na região.

Similar ao Beach Tennis, outra febre atual no país, o Badminton tem suas particularidades. “É realizado em quadras fechadas com piso duro, com o uso de peteca em vez de bolinhas e raquetes um pouco maiores”, explica o professor Danilo Azevedo, da Bodytech Goiânia.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre a modalidade

Originário da Índia no século passado, o badminton se popularizou por toda a Ásia e a Europa, mas no Brasil é considerado um esporte novo comparado com o tempo de outras modalidades. Atualmente, tem seus principais pólos de jogadores concentrados em Minas Gerais e no interior de São Paulo.

Quanto ao regulamento, pode ser realizado em duplas ou um contra um. “A largura da quadra diminui quando o jogo é individual, já a profundidade é a mesma e a altura da rede sempre mede 1,55m”, explica Danilo, que acrescenta: “é um jogo veloz, um bate e rebate com jogadas diretas, sem troca de passes entre os jogadores da dupla. São dois sets de 21 pontos cada e ganha a dupla que conseguir chegar na pontuação máxima primeiro”.

Corpo e mente em harmonia

Em relação ao condicionamento físico e os benefícios para a saúde, o professor afirma que são diversos, contemplando todas as áreas do corpo. “Tiros de correr e parar, saltos, agachamentos, são exemplos de exercícios estimulados durante a prática, realizando trabalho de braços, pernas, glúteos, além de um grande gasto calórico durante e após o jogo, pois é uma atividade anaeróbia e, ainda, fortalece o sistema cardiovascular”, finaliza.

Segundo Azevedo, os adeptos gostam da modalidade pelo ganho significativo de resultados que conseguem obter através da diversão, sem a necessidade de realizar a ergometria tradicional e, assim, trabalham também a saúde mental, aliviando o estresse e estimulando o foco e a concentração.

Veja Também