Secult Goiás mantém conversa com os doze municípios goianos que integram o Circuito das Cavalhadas

Autoridades municipais, representantes do legislativo e festeiros participaram da reunião com a Secult Goiás

Postado em: 08-04-2022 às 07h42
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Secult Goiás mantém conversa com os doze municípios goianos que integram o Circuito das Cavalhadas
Autoridades municipais, representantes do legislativo e festeiros participaram da reunião com a Secult Goiás | Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) de Goiás tem dialogado com autoridades e festeiros desde o início do ano passado para que os tradicionais eventos do calendário cultural voltem a acontecer em 2022. Nesta última terça-feira (5), o assessor especial Nel Anakim, representando o secretário de Cultura do Estado de Goiás César Moura, esteve em Corumbá para participar de uma reunião sobre a realização das Cavalhadas no município, que ocorrerão em setembro. 

Durante o encontro, o prefeito Chico Vaca ressaltou o apoio do Governo de Goiás nas ações do município. “Sempre que procuramos os secretários de estado, somos bem recebidos. Na secretaria de Cultura não é diferente. A parceria com a Secult Goiás para a realização das Cavalhadas nos permitirá a promoção de um evento memorável. Agradecemos o empenho e parceria do governo estadual na realização das cavalhadas de nossa cidade”. 

Paula Gardênia, diretora de Cultura do município, destaca que o apoio da Secult Goiás tem sido fundamental para as ações de Corumbá. “A pasta auxiliou nossos artistas com as inscrições da Lei Aldir Blanc, tem realizado cursos para capacitação de nossos gestores culturais e ainda doou um rico acervo para nossa biblioteca municipal e agora nos apoia com o retorno das Cavalhadas. Nunca sentimos a cultura tão próxima”. 

Continua após a publicidade

As tradicionais Cavalhadas de Corumbá integram o Circuito de Cavalhadas do Governo de Goiás. Ao todo, o município receberá uma contrapartida de R$ 200 mil do poder público estadual para organização da festividade e aquisição de indumentárias para os cavaleiros e outras ações necessárias. Além disso, o Governo também apoiará a festa de Nossa Senhora da Penha de França, que ocorre na cidade também em setembro. 

O município de Corumbá participará da ExpoCavalhadas, evento que ocorre na Praça Cívica no dia 27 de abril com objetivo de divulgar para a sociedade goiana os elementos dessa tradicional manifestação cultural do nosso Estado. Haverá exposição de artesanato, apresentações musicais e presença dos cavaleiros mouros e cristãos. 

Além do prefeito Chico Vaca e da diretora de cultura Paula Gardênia, estiveram presentes na reunião Livia Siqueira, presidente da Câmara dos Vereadores; Reny Marques, vereadora; Geovana Fernandes, secretária de Turismo; Sérgio Franco; vice prefeito; o Imperador da Festa de Nossa senhora da Penha de França, Vair Alves dos Santos; Welligton Batista, fundador da Associação dos Mascarados e Sérgio Augusto Araújo Filho, presidente da Associação dos amigos das Cavalhadas. 

Veja Também