Fomento a cultura goiana: Instituto Sicoob UniCentro Br investirá cerca de R$400 mil em projetos culturais

Edital já está disponível e inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril de 2022

Postado em: 12-04-2022 às 09h00
Por: Redação
Edital já está disponível e inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril de 2022 | Foto: Reprodução

Por Elysia Cardoso

Com o objetivo de apoiar a realização de projetos culturais, por meio da concessão de incentivos financeiros para artistas, grupos, instituições e coletivos o edital do processo seletivo de projetos culturais do Sicoob UniCentro Br, está aberto para inscrições. Os Estados contemplados são Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

Para Fernando Cupertino, Coordenador do  Instituto Cultural Sicoob UniCentro Br, o desejo do edital é atuar como agente incentivador da cultura. “O Instituto tem como preocupação o regresso das atividades do setor cultural, que foi extremamente penalizado nos últimos dois anos, em razão da pandemia. Esse estímulo, bastante importante, ajudará também a preservar a memória histórica, além de estimular ações voltadas ao público estudantil”, afirma Fernando na coletiva realizada em Goiânia na última segunda-feira (11). 

Continua após a publicidade

Ao todo serão investidos cerca de R$ 400 mil, divididos em categorias abertas a toda a sociedade, tais como: Projetos de fomento à pesquisa histórica, Programa de fomento a jovens talentos, Projeto de apoio a entidades culturais e Projetos voltados ao fomento da manifestações artístico-culturais dos cooperados. Este último bloco contemplará a realização do II Concurso Nacional de Poesia, que homenageia o escritor Hélio Moreira, cujas inscrições estarão abertas a partir de 22 de abril de 2022.

“Desde que foi criado em 2016, o Instituto está vinculado ao Conselho de Administração e nós, como cooperativa, temos um compromisso com a comunidade e sabemos como a área cultural carece de recursos financeiros. Então, ao conseguirmos trazer parceiros para nos ajudar, conseguiremos dar mais robustez a essa ajuda, ampliando bastante nossas ações”, reforça Raimundo Nonato, Diretor-Presidente do Sicoob UniCentro Br.

No Brasil, os editais culturais são uma fonte de financiamento para diversos projetos. Com o apoio de instituições públicas, privadas ou mistas. Muitos programas saíram do papel e tornaram-se realidade, como a produção de espetáculos teatrais, edição de livros ou exposições diversas.

Antes de serem aprovados, eles passam por uma comissão julgadora com profissionais que avaliam cada ponto das propostas. Apenas após a análise, aqueles que seguem as exigências recebem a verba para sua viabilização. Diante disto, é fundamental apresentar um ​projeto cultural​ relevante e criativo que seja atrativo para os apoiadores.

Veja Também