Com novas perspectivas de criação, o rapper Rashid acaba de lançar a música ‘Pílula Vermelha, Pílula Azul’

‘Matrix’ (1999), ‘Akira’, ‘Blade Runner’, Nação Zumbi e Grandmaster Flash and the Furious Five são referências para a música

Postado em: 23-04-2022 às 14h04
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Com novas perspectivas de criação, o rapper Rashid acaba de lançar a música ‘Pílula Vermelha, Pílula Azul’
‘Matrix’ (1999), ‘Akira’, ‘Blade Runner’, Nação Zumbi e Grandmaster Flash and the Furious Five são referências para a música | Foto: Kleber Oliveira

Com novas perspectivas de criação, o rapper Rashid acaba de lançar a música ‘Pílula Vermelha, Pílula Azul’, que vem acompanhada de um videoclipe. Neste novo trabalho, o cantor buscou inspirações em produções cinematográficas futuristas e traz para a pauta o futuro do gueto. O registro audiovisual acompanha o contexto em que a música está inserida e apresenta dois protagonistas pretos separados por uma questão de classe que representam dois ideais. Single e clipe já estão disponíveis em todas as plataformas digitais.

‘Matrix’ (1999), ‘Akira’, ‘Blade Runner’, Nação Zumbi e Grandmaster Flash and the Furious Five fazem parte das referências usadas por Rashid na construção do seu novo single, a música ‘Pílula Vermelha, Pílula Azul’. Parte da cultura pop, as menções servem de trilha sonora para cenas de um Brasil underground, onde o País é um protagonista em crise. Com uma dualidade vocal inédita na carreira do rapper paulistano e um videoclipe disponível no YouTube, a faixa é um marco em sua nova fase.

“A gente se acostumou a falar do futuro projetando avanços tecnológicos, como carros voadores. Eu quis dar um olhar ao futuro do gueto, onde as coisas vão se remendando para permitir a nossa existência”, analisa o rapper. ‘Pílula Vermelha, Pílula Azul’ também aponta para um Rashid do amanhã ou, vamos dizer assim, para uma nova variante. “Estou buscando novas formas de me expressar e novas construções para a minha poesia. Pela primeira vez, eu interpreto dois personagens diferentes dentro da mesma música”, ele comenta.  

Continua após a publicidade

A canção abre com versos de ‘Banditismo Por Uma Questão De Classe’, faixa do clássico álbum ‘Da Lama ao Caos’, do Nação Zumbi. “O Chico Science e o Nação Zumbi definiram bem, tanto nas letras quanto nas melodias e nos arranjos, o mood desse Brasil underground, que complementava a música popular brasileira que estava sendo feita na época, mas também se opunha”, comenta Rashid. Já o verso “não me empurra que eu to no limite” foi retirada da faixa ‘The Message’, do grupo norte-americano Grandmaster Flash and the Furious Five.

Dirigido por Levi Riera, o videoclipe da canção apresenta dois protagonistas pretos separados por uma questão de classe. “Eles representam dois ideais que facilmente ocupariam a mente de um mesmo indivíduo. No fim, isso acaba pressionando as pessoas pretas que, muitas vezes, ficam divididas entre o coletivo e o indivíduo ou entre a causa e o sucesso pessoal”, reflete.  Ao fim dos quase quatro minutos de registro audiovisual, o desfecho vem acompanhado por uma escolha: pílula vermelha ou pílula azul?

Com produção assinada por Grou, a música apresenta uma proposta social, reforçando os valores do Hip Hop. O cantor propõe uma reflexão acerca das nuances de um Brasil esquecido, aquelas não percebidas pelos privilegiados. “Eu acho que a mensagem desse som tem alguns caminhos e camadas: de ser uma trilha pra esse Brasil do dia a dia, o Brasil trabalhador, mas de também ser um alerta, de demonstrar ali que tem algo errado, pensando na visão de mundo de quem tem privilégios”, ele comenta. 

Veja Também