Festival Sensacional anuncia os participantes com artistas renomados e bandas autorais

Postado em: 04-05-2022 às 09h48
Por: Redação
O cantor Baco Exu do Blues é um expoente do rap nacional, ele apresenta seu último disco ‘QVVJFA?’ no evento | Foto: Reprodução

Por Lanna Oliveira

Experiências culturais têm sido buscadas euforicamente e os festivais ganharam um lugar cativo na agenda dos goianos. Para quem inclui no seu calendário de 2022 os grandes eventos, o Essência te apresenta mais um que vale a pena conhecer. O Festival Sensacional será realizado dia 2 de julho, de 12h às 22h, em uma área verde do Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Programação de 10 horas conta com 20 artistas entre eles Liniker que convida Mahmundi, Baco Exu do Blues, Olodum convida Russo Passapusso, entre outros.

Os festivais musicais são verdadeiramente um experimento social, onde a cultura é celebrada e gêneros se encontram. Para mergulhar no mundo vasto do Festival Sensacional e no cenário inédito desta edição, os ingressos estão disponíveis no site festivalsensacional.com.br. Dois palcos serão montados para receber as 20 atrações, um deles na ampla esplanada gramada e outro no coreto do parque. A proposta é ser um espaço em que o público possa curtir seus artistas favoritos de perto, cercados por um cenário coberto de vegetação.

Criado em 2010, o festival realizou a sua primeira edição embaixo do Viaduto Santa Tereza. Nos anos seguintes, fez parte do surgimento de blocos e de movimentações culturais no Carnaval. Entre 2011 e 2013, foi realizado no sábado de pré-carnaval e celebrou ao lado dos foliões do bloco Mamá na Vaca. Já em 2014, a festa foi durante o feriado: em dois dias, 7 bandas foram vistas por mais de 80 mil pessoas na praça da Savassi. O grande insight foi esse, aproveitar o público em busca de folia para apresentar bandas autorais, mas pouco conhecidas.

Agnes Nunes, Baco Exu do Blues, Francisco El Hombre, Lamparina convida Biltre, Letrux convida Mahmundi, Liniker convida Tulipa Ruiz, Olodum convida Russo Passapusso, Don L, FBC, Rachel Reis e Laura Sette convida Iza Sabino são os nomes confirmados até o momento. Quase todas as apresentações terão participação de artistas convidados e os nomes restantes serão divulgados nas próximas semanas. Dois shows e mais participações especiais ainda serão reveladas para o público.

Outras experiências vão estar espalhadas na nona edição do Festival Sensacional. Pelas áreas verdes do parque ecológico o público poderá encontrar as fanfarras Babadan Banda de Rua, Belina Orkestar, Sagrada Profana, que se revezam ao longo do dia. Já o coletivo Masterplano ocupa o bosque com festa e música eletrônica, repetindo parceria que segue desde 2016. O Sensa ainda promete mais surpresas que vão proporcionar ao público uma vivência marcante e onírica. 

“Em 2022, o Sensacional traz em sua programação artistas consagrados e também novos, com equilíbrio entre gêneros, sendo 50% da programação artistas mulheres. A curadoria trouxe uma seleção de trabalhos consistentes, trajetórias inspiradoras e diversidade de linguagens musicais. Aproveitando que o festival será realizado no dia 02 de julho, dia da Independência da Bahia, a gente quis trazer um pouco da diversidade musical do estado, traduzida muito bem no encontro entre o Olodum, que representa a tradição, e a novidade com Russo Passapusso”, Matheus Rocha, que integra a direção do festival.

Depois de dois anos de suspensão por uma pandemia que devastou o mundo, a vida vem ressurgindo nas frestas com novos encontros, por novos caminhos. O Sensacional convida o público a observar as flores que nascem em meio às ruínas, que rompem a dureza do concreto, despertando e contrariando a norma. Convida a regar com música e festa outras formas de perceber e viver o mundo. A edição de 2022 provoca o público a criar novas histórias, buscar nas raízes caminhos e deseja que a cultura se espalhe.

Compartilhe: