Após dois anos, Cine Cultura volta a realizar mostras de grandes cineastas
Secult/Goiás presta uma homenagem aos 90 anos de Andrei Tarkovsky, um dos principais nomes do cinema russo.
As mostras de grandes cineastas voltam às telas do Cine Cultura após um hiato de dois anos devido à pandemia da Covid-19. Para estrear o evento, o escolhido foi Andrei Tarkovsky, considerado um dos principais nomes do cinema russo.
Para prestar uma homenagem aos 90 anos do cineasta, o Cine Cultura, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult), em parceria com o CPC-Umes Filmes, apresenta uma mostra dedicada à boa parte de sua obra. O evento acontece de 05 a 11 de maio e traz filmes que representam vários momentos da criação de Tarkovsky, que tornou-se conhecido por filmes que evocam uma espécie de espiritualidade do tempo, desenvolvendo em seu cinema uma observação atenta à beleza de memórias e momentos.
Em cartaz, estarão: O rolo compressor e o violinista (1960) que traz a história de amizade entre um menino de 7 anos e um operador de rolo compressor, A infância de Ivan (1962), primeiro longa-metragem de Tarkovsky que aborda a trajetória do protagonista nas frentes soviéticas durante a segunda guerra mundial e Andrei Rublev (1966), que é baseado na história de um dos maiores icononografistas da Rússia.
Ao longo da narrativa, explora-se os caminhos que levaram Rublev, que foi monge e canonizado em 1988, a se tornar um artista. Por meio do roteiro de Tarkovsky, o espectador conhece as motivações para que o artista se tornasse o maior pintor de ícones da escola medieval russa. O filme, que participou do Festival de Cannes de 1969, é tido como uma das melhores películas de arte pelo jornal britânico The Guardian.