Quinta-feira, 28 de março de 2024

Mal-estar abdominal x Câncer de Cólon: com um diagnóstico precoce tumor apresenta 90% de chances de cura

Um mal-estar abdominal, aparentemente inofensivo, pode ser mais do que uma dor

Postado em: 11-05-2022 às 09h49
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Mal-estar abdominal x Câncer de Cólon: com um diagnóstico precoce tumor apresenta 90% de chances de cura
Um mal-estar abdominal, aparentemente inofensivo, pode ser mais do que uma dor | Foto: Reprodução

Em nosso sistema digestivo, a maior parte do intestino grosso é composta pelo cólon, localizado em sua parte central e composto por diversas camadas de tecido, com aproximadamente 1,5m de comprimento e participa ativamente do processo de digestão dos alimentos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de cólon e reto (parte final do intestino) é o terceiro mais comum entre os homens e mulheres no Brasil, mas felizmente é tratável e, na maioria dos casos, quando detectado precocemente, curável.

Dra. Walkiria Tamelini, Oncologista Clínica no São Cristóvão Saúde, comenta sobre a doença e específica seus principais sintomas. “Normalmente, o momento ideal para procurar um especialista é se o paciente apresenta sinais e sintomas que podem estar relacionados, como: Dor abdominal, que pode ser caracterizada como um ‘mal-estar’, quadro de constipação com intermitência de quadros de diarreia, Sangue nas fezes, de vermelho “vivo” ou escuro, deixando as fezes com coloração diferente. 

O profissional médico também avaliará os diferentes fatores de risco para o câncer de intestino e encaminhará o paciente para realizar exames e dar o diagnóstico, diferenciando câncer de outros incômodos intestinais”, esclarece a especialista. Assim, o paciente deve realizar um exame de imagem abdominal e um exame de colonoscopia com o exame da presença de alguma anormalidade no interior do colón, será realizado uma biopsia ou extração da lesão e encaminhada para avaliação anatomopatológica e assim se dará a confirmação de um tumor maligno ou benigno.

Continua após a publicidade

“O câncer de cólon pode ter cura desde que seja precocemente diagnosticado e tratado com cirurgia (remoção da porção do intestino comprometida) com /ou linfadenectomia, quando indicada a remoção de linfonodos da região afetada”, esclarece Dra. Tamelini, ressaltando que as possibilidades de tratamento e cura dependem do resultado desses exames. 

“Quando a doença está avançada, progredindo pelas estruturas abdominais, principalmente no fígado (metástases), ou afetando órgãos como pulmão (metástases), dependemos da extensão e da resposta ao tratamento oncológico, e nesses casos traz risco de morte”, complementa Walkiria.

Lembre-se de que as informações desta matéria visam apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação junto a um profissional e atente-se aos sinais de seu corpo. Caso seja diagnosticado, é importante realizar o acompanhamento médico após o tratamento para monitoramento de recidivas ou novos tumores

Veja Também