Um brinde ao enoturismo: nada melhor do que aliar cultura, aventura, gastronomia e um bom vinho

Faz parte da programação um almoço com cardápio harmonizando com o vinho da casa, o Terroir Girassol Syrah; Os turistas embarcam em uma viagem pela história do vinhedo e pelo cultivo das uvas Syrah

Postado em: 16-05-2022 às 09h31
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Um brinde ao enoturismo: nada melhor do que aliar cultura, aventura, gastronomia e um bom vinho
Faz parte da programação um almoço com cardápio harmonizando com o vinho da casa, o Terroir Girassol Syrah; Os turistas embarcam em uma viagem pela história do vinhedo e pelo cultivo das uvas Syrah | Foto: Reprodução

Há quem viaja para conhecer novas culturas, há quem goste de se aventurar por belas paisagens, mas já imaginou aliar tudo isso à magia de degustar bons vinhos? Isso é o que propõe o Vinhedo Girassol, permite que o viajante faça uma verdadeira imersão na história, nos aromas e nos sabores da vitivinicultura. Há poucos quilômetros de Goiânia, o espaço traduz o crescimento do enoturismo e apresenta aos turistas, que querem conhecer mais a fundo a cultura do vinho, expedições na região rural.

O cerrado entrou na rota do cultivo de uvas, e nos arredores de Brasília já é possível encontrar vinhedos que possuem uma produção de qualidade. É o caso do Vinhedo Girassol, localizado a 180 km da capital goiana, que possui 2,4 hectares de uvas Syrah e 0,8 hectares para cultivo de uva de mesa, em um cenário natural e convidativo. Para proporcionar uma experiência diferente, o vinhedo oferece visitas com guia especializado em cultivo de videiras e no mercado dos vinhos, passeio no mirante da montanha, além de visita à cachoeira e piscinas naturais.

A região centro-oeste está agregando muito ao cenário dos vinhos nacionais, onde os vinhos finos de colheita de inverno se constituem em uma nova categoria e vem encantando a todos. Atividade em expansão em Goiás, foi tema, recentemente, fórum de debates da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás. Na ocasião eles ressaltaram o compromisso e a importância do poder público incentivar a produção. O gerente da Seapa, Ricardo Carneiro tratou da vitivinicultura como um pilar da economia, com um acréscimo de 10% em 2021.

Continua após a publicidade

Entre as 56 propriedades existentes em Goiás, o Vinhedo Girassol localizado no Distrito de Girassol, município de Cocalzinho (GO), se destaca. Ele foi fundado pelo empresário Melchior Resende, um dos pioneiros no plantio de videiras na região, hoje administrado pelos filhos Paulo, Sérgio, Henrique e Anamaria, sendo que Sérgio está à frente das áreas de Enoturismo, Enologia e pelas inovações no cultivo das videiras da propriedade. Ele atua no mercado dos vinhos há mais de 15 anos e atesta uma grande mudança na qualidade dos vinhos brasileiros. 

A introdução destas novas regiões produtoras, certamente foi responsável pela mudança significativa do vinho no Brasil. Essa nova perspectiva agrega muita qualidade e a cada novo vinhedo, torna a região mais charmosa, atraente e próspera. Assim, fomenta-se o turismo da região, fortalece a economia e apresenta a cultura local. O enoturismo inclui uma viagem na gastronomia, na arte, nas paisagens e no povo do lugar. É muito mais do que se vê, é um verdadeiro mergulho na nossa própria história.

Um brinde à programação enoturística

Os amantes de vinhos terão, nos próximos sábados, a oportunidade de vivenciar uma experiência enoturística única. O Vinhedo Girassol dará continuidade ao calendário de passeios na plantação de uvas Syrah, principal matéria-prima do Terroir Girassol Syrah, vinho de rótulo autoral produzido pela fazenda. O Wine Tour ainda inclui um almoço completo com serviço de sommelier e trilhas naturais, de onde os visitantes poderão desfrutar das belezas e calmarias que as paisagens do Cerrado oferecem.

Os próximos passeios estão programados para os dias 21 e 28 de maio. As atividades começam por volta das 10h com uma breve apresentação da Fazenda Girassol. Logo após todos os participantes são convidados a visitarem os vinhedos, onde poderão tirar fotos, curtir a natureza e aprender tudo sobre o cultivo das uvas. Em seguida, há uma caminhada de 300 metros até o Mirante da Montanha, que oferece uma vista privilegiada de 360 graus de toda a região da Serra dos Pireneus.

O almoço completo está programado para ser servido às 13h30 e conta com entrada, prato principal e sobremesa. A escolha do cardápio está relacionada com a harmonização do vinho da casa, o Terroir Girassol Syrah. Após o almoço, os participantes poderão desfrutar de uma programação livre, conhecendo a Cachoeira Girassol, relaxando à sombra das árvores ou se aventurando pelo empreendimento até o momento da volta para casa depois de aproveitar um dia mais que especial.

De acordo com Sérgio Resende, tradição e qualidade sempre fizeram parte da história do Vinhedo Girassol. “Os visitantes ficam encantados com as paisagens, que possui muitas montanhas, cachoeiras e árvores variadas. Além disso, se surpreendem ao degustarem o Terroir Girassol Syrah, que possui uma grande complexidade de aromas e tem se destacado de maneira positiva entre o público e a crítica. A bebida é ideal para harmonizar com bacalhau, arroz de pato, risoto de funghi, carnes e bifes altos acompanhados de molho madeira”, ressalta.

Veja Também