Goiânia Noise Festival volta a programação normal após dois anos de pausa

Com vocais do icônico João Gordo, Ratos de Porão chegam à Goiânia neste fim de semana.

Postado em: 21-05-2022 às 07h33
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia Noise Festival volta a programação normal após dois anos de pausa
Com vocais do icônico João Gordo, Ratos de Porão chegam à Goiânia neste fim de semana | Foto: Divulgação

Esta semana foi marcada pela volta de um dos festivais mais importantes da cena rock in roll nacional. O Goiânia Noise Festival, parou dois anos devido a pandemia, e até domingo (22) o evento disponibiliza ações de formação e qualificação profissional nas áreas de produção e música, palestras e oficinas no Instituto Gustav Ritter e shows no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O intuito é dar visibilidade a música alternativa e independente, já que poucas oportunidades são dadas para essas bandas.

A grande festa do rock independente brasileiro está de volta e a programação deste ano apresenta grandes nomes como Terno Rei, Ratos de Porão, Casa das Máquinas, Viper, Black Pantera e Far From Alaska. Ao todo, são 38 bandas que se revezam em shows ininterruptos nos dois palcos montados no Palácio da Música do CCON. A participação feminina é um dos destaques do Goiânia Noise 2022, entre os nomes estão Carne Doce, Mundhumano, Synx, Insanidade, Roberta de Razão, Maaju, Rural Killers, Far From Alaska, Ousel e Assucena.

São artistas de todas as regiões do Brasil e de várias gerações, linguagens e estilos que garantem um panorama do atual cenário do rock independente do País. O festival conta ainda com um terceiro palco, que é montado na Esplanada do CCON. Nesse palco, bandas novas irão se revezar e gravar suas apresentações. O chamado Estúdio Noise é mais uma ação que busca valorizar e fomentar a produção musical goiana. Todas as gravações serão depois disponibilizadas nas plataformas digitais.

Continua após a publicidade

O Goiânia Noise Festival é o mais longevo evento de música de Goiás e é considerado um dos mais importantes festivais de rock do Brasil. O evento teve 25 edições anuais ininterruptas, e após uma pausa chega a sua 26ª edição. Em 1995, na primeira edição, o festival aconteceu na Praça Universitária e contou com apresentação de Psycho Drops (SP), Succulent Fly (DF), Mechanics, Decibéis D’bilóid’s, CFC, Mandatory Suicide, Rat Salad, Casa Bizantina, Jukes, HC- 137, Lettuce, Anesthesia Brain, Cockatoos e Murder.

Referências do punk rock

O Goiânia Noise Festival, tradição do circuito cultural do País recebe uma das bandas mais marcantes da cena, o Ratos de Porão. Com mais de 40 anos de carreira, a banda tem uma trajetória que mistura música, críticas políticas, sociais e muito bate cabeça. A lendária banda volta à Goiânia com disco fresco, lançamento recente. O grupo que mistura Heavy Metal, Hardcore e Punk em suas canções disponibilizou o disco ‘Necropolítica’. Ele apresenta uma mensagem contra negacionistas, apoiadores do governo Bolsonaro e pastores que enriquecem às custas de falcatruas e da crença religiosa da população.

Veja Também