Companheiros para saúde: além de grandes amigos, os animais podem ser aliados valiosos na saúde mental

Ter um animal de estimação em casa pode trazer inúmeros benefícios para a qualidade de vida do ser humano

Postado em: 23-05-2022 às 08h25
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Companheiros para saúde: além de grandes amigos, os animais podem ser aliados valiosos na saúde mental
Ter um animal de estimação em casa pode trazer inúmeros benefícios para a qualidade de vida do ser humano | Foto: Reprodução

Ter um animal de estimação não só afasta a solidão, como também ajuda a melhorar a saúde. Está mais do que bem documentado pela ciência que a presença dos pets no dia a dia tem a capacidade de reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca e a ansiedade em seus proprietários, além de elevar os níveis de hormônios relacionados ao bem-estar, como a serotonina e a oxitocina, melhorando a qualidade de vida.  

Prova disso é que diversos hospitais do mundo inteiro e alguns no Brasil, inclusive, já liberam visitas desses animais a pacientes internados pelos efeitos positivos que os bichos exercem na cura de doenças.

Outra curiosidade é que os benefícios à saúde parecem não se restringir somente às pessoas. De acordo com um estudo feito pela empresa Purina, nos Estados Unidos, o contato humano com os animais também gera interferências positivas neles. Basta apenas alguns minutos de carinho e afagos para que as taxas cardíacas dos animais diminuam e eles se sintam mais calmos.

Continua após a publicidade

Os benefícios do convívio da família humana com outras espécies são inúmeros. Cientistas relacionam, por exemplo, benefícios cardiovasculares tanto pela estimulação para atividades físicas (quando passeamos com nossos cães, por exemplo) quanto pela relação afetiva que se estabelece com estes animais (como não nos acalmar ao sentir o ronronar de nosso felino e sua companhia?). 

As famílias os adotam como integrantes do grupo e, segundo a etologia (ciência que estuda comportamento social e individual dos animais), é assim mesmo que eles se sentem em relação às famílias que o adotam. Deste modo os animais adotados enriquecem o ambiente familiar, atenuam sentimentos de solidão, promovem sentimento de segurança e favorecem contato social e recreação.

O animal que você escolhe ter em sua casa passa a fazer parte de sua vida. Então, ter um pet é uma decisão muito importante que deve ser tomada com consciência e responsabilidade. Antes de decidir ter um pet, se você está em família, sente com todos e aborde esse assunto. É importante que todos estejam no mesmo barco nessa decisão.

Saúde deles 

Importar-se com a saúde animal é um passo importante para garantir o conforto e o bem-estar dos pets. Portanto, estar atento aos cuidados que devem ser tomados com os bichinhos de estimação é mais que necessário para atender às necessidades fisiológicas de cada um deles.

Realizar checagens com certa frequência, incentivar as atividades físicas e analisar o comportamento dos animais são alguns dos passos fundamentais para estimular o desenvolvimento físico e psicológico deles. Aliás, a saúde deve vir sempre em primeiro lugar!

Com isso em mente, neste artigo, preparamos dicas importantes para estar em dia com a saúde animal, assim garantindo a diversão dos bichinhos no dia a dia e realizando a prevenção necessária contra doenças e outras condições que podem afetá-los.

Cada animal de estimação possui certas peculiaridades, e isso se dá pelos comportamentos e características que são atribuídas a cada espécie. Logo, estar atento aos instintos e às necessidades dos bichinhos é importante para entender seus hábitos.

Veja Também