O irresistível jeitinho mineiro: conheça um pouco de Minas Gerais, lugar de tantas belezas

É impossível resistir ao jeitinho mineiro e a Capital do Estado vai te provar isso

Postado em: 06-06-2022 às 11h06
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: O irresistível jeitinho mineiro: conheça um pouco de Minas Gerais, lugar de tantas belezas
É impossível resistir ao jeitinho mineiro e a Capital do Estado vai te provar isso | Foto: Antonio Salaverry/Shutterstock

Viajar é sem dúvidas uma das melhores experiências, mas na hora de escolher o destino o foco é nas belas paisagens do nordeste do País. Mas hoje, estou aqui para te apresentar uma opção de viagem que você irá se surpreender. Com uma receptividade acolhedora, gastronomia de dar água na boca e pessoas apaixonantes, Minas Gerais é lugar também de um bom turismo. É impossível resistir ao jeitinho mineiro e a Capital do Estado vai te provar isso. Belo Horizonte rende uma viagem incrível, repleta de história e com aquele famoso pão de queijo.

Cidade fora do circuito mais comum entre os turistas, mas não menos especial, Belo Horizonte é um destino que vale a visita. Ela é a Capital de um dos principais destinos turísticos de Minas Gerais para quem busca viajar pelo Estado. Fácil de ser explorada, com diversas atrações gratuitas e roteiros culturais e gastronômicos maravilhosos, BH cabe bem em um feriado prolongado e aquelas viagens de última hora. E, mesmo que você esteja embarcando rumo a outros destinos da região, sempre vale uma passadinha por lá.

Uma visita a Belo Horizonte tem por obrigação passar por vários pontos para conhecer a história da região e você pode começar pela Lagoa da Pampulha, onde estão atrações como a Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa Kubitschek, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha – MAP. Depois siga, rumo ao centro da cidade, onde a Praça da Liberdade abriga espaços culturais como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG e a Casa FIAT de Cultura. 

Continua após a publicidade

Bem pertinho vale ainda conferir o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro e o Museu Histórico Abílio Barreto para fechar o tour. Para quem vai dispor de mais tempo na cidade, vá ao Mirante do Mangabeiras ou à Praça do Papa para um lindo pôr do sol. E, claro, não deixe de passar pelo Mercado Central para degustar alguns quitutes mineiros que são famosos pelo sabor ímpar. A boa mistura de uma grande Capital com o jeitinho de cidade do interior conquista rapidamente os visitantes e os pontos turísticos enchem os olhos dos turistas.

Belo Horizonte não fazia parte das cidades históricas do ciclo do ouro e diamantes em Minas Gerais, nem das regiões cafeeiras. Sua história começou em 1897 e a partir daí foi conquistando a fama de hospitaleira e acolhedora. Para além da cultura histórica, a cidade oferece também destinos bem conhecidos e queridos pelos goianos, os bares, que devem entrar em todos os dias do seu roteiro. Parte da experiência de viajar pela capital mineira, os botecos são levados muito a sério por lá. 

Indicar um ou dois estabelecimentos é injusto, já que há mais de 14 mil opções por toda a cidade. É o maior índice de botecos e bares por habitante do Brasil. Sabendo disso, invista em algumas regiões que concentram maior oferta e escolha por lá o seu predileto. Para acompanhar os petiscos mineiros, experimente algumas das cervejas artesanais e cachaças locais que têm feito sucesso entre os viajantes que passam pelo destino. A dobradinha ajuda a entrar no clima mineiro e você rapidamente se sentirá em casa.

Um bairro tradicional entre os boêmios de BH é Santa Tereza, onde nasceu o Clube da Esquina nos anos 60. Comparado à Lapa, no Rio de Janeiro, a região ainda hoje preserva o ar de antigamente com botecos de verdade e o melhor da autenticidade mineira. Na região, confira a Parada do Cardoso, o Bar do Orlando e o Bolão, os três estão entre os mais tradicionais da cidade. Para quem quer um ambiente mais descolado, vale ir até a Cervejaria Viela – Juramento 202 e ao Birosca S2 Bistrô.

Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade no bairro Savassi começou a ser construída em 1895 e foi mudando de cara ao longo dos anos. Art déco, moderno e pós-moderno são alguns dos estilos usados na própria praça e nos prédios do seu entorno. E a beleza da praça vai além da arquitetura eclética ao seu redor, os jardins que ocupam boa parte da praça também chamam atenção e foram inspirados no Palácio de Versalhes. Além de todo o apelo visual, ela também está cercada de museus e centros culturais, o que a torna um ótimo ponto de descanso entre um e outro.

Museu das Minas e do Metal

Antigo edifício da Secretaria de Educação do Estado, o famoso prédio rosa no entorno da Praça da Liberdade é lindo por fora e por dentro, onde guarda um acervo interativo relacionado à história da mineração no estado e exposições temporárias variadas. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.

Mercado Central

Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e muita personalidade ao mercado mais querido de Belo Horizonte.  Há nove décadas, o Mercado Central é ponto turístico para quem visita a cidade e ponto de encontro para quem vive na região. Deliciosos pratos da comida típica, diferentes formas de religiosidade, toda a criatividade e delicadeza do artesanato e muitos outros preciosos traços da cultura popular mineira fazem do Mercado Central, um espaço único.

Veja Também