Quinta-feira, 28 de março de 2024

Intercâmbio de artes

Evento de alcance internacional conta com diversas apresentações artísticas em sua programação

Postado em: 09-06-2022 às 09h09
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Intercâmbio de artes
Evento de alcance internacional conta com diversas apresentações artísticas em sua programação | Foto: Reprodução

Começa nesta quinta-feira (9), a 4ª edição do PROCENA, evento debate acessibilidade em produções cênicas

Até 11 de junho será realizada a 4ª edição do PROCENA – Produção em Cena. Esta edição terá uma programação gratuita e diversa, com webinários, atividade formativa, lançamento de livros, Festival de Slam Surdo e apresentações dos espetáculos Maria Grampinho, Dalí, Tranças, e Contos, cantos, entre outras coisas.

O tema central do evento é ‘Poéticas Teatrais e Acessibilidade’, que continua os diálogos sobre inclusão e acessibilidade em produções teatrais. Assim, a programação tem como foco promover trocas de experiências e aprendizados com artistas e pesquisadores de várias regiões do país.

Continua após a publicidade

A programação será realizada em formato híbrido, mas sua maior parte é no ambiente digital. O coordenador geral do evento, Thiago Santana, afirma que “o formato híbrido permite um maior alcance das pessoas participantes, mesmo que distantes fisicamente”. 

Desse modo, a reflexão sobre inclusão e acessibilidade nas produções cênicas também são pautadas pela facilidade de acesso por meio das plataformas digitais, nas quais não há limitações ou distâncias geográficas. “Nessa edição teremos a oportunidade de compartilhar produções e as formas que os artistas goianos têm pensado e criado espetáculos cênicos com recursos de acessibilidade”, acrescenta Thiago Santana. 

Essa edição é realizada com apoio e recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial da Cultura, do Governo de Goiás e da Secretaria de Cultura de Goiás.

Foto: Reprodução

Espetáculo 

Nesta quinta-feira (9), às 20h, será transmitido o espetáculo Maria Grampinho, do Grupo de Teatro INAI, no canal do PROCENA no Youtube. O espetáculo é animado com música e dança e conta a história da icônica Maria Grampinho, personagem famosa da cidade de Goiás. 

Ela é uma mulher negra e vive perambulando pelas ruas da antiga capital com uma trouxa na cabeça, trezentos grampos brilhantes no cabelo, setes saias e botões e na trama deixa algo mistério não revelado que mexe com a imaginação de todos. O espetáculo Maria Grampinho contará com recurso de legendagem, audiodescrição e tradução em Libras. 

O espetáculo Dalí, da Cia. Benedita de Teatro, será exibido no dia 10 de junho, às 20h, no canal do PROCENA no Youtube. A obra exalta a figura do artista Salvador Dalí e suas ideias extraordinárias, num misto de desordem, tormentos, amores e afetos. A apresentação do espetáculo Dalí contará com Tradução em Libras. 

No 11 de junho serão apresentados os espetáculos Tranças, do Teatro Destinatário, e ‘Contos, Cantos e Otras Cositas Mas’, do Projeto Otras Cosistas Mas, às 15h e 18h, respectivamente, também do canal do PROCENA no Youtube. 

Ações formativas 

No evento também estão previstas atividades formativas que são importantes para a reflexão e prática de acessibilidade comunicacional em espetáculos cênicos.  O evento conta com dois Webinários, um discute sobre a Acessibilidade em Cena e outro aborda a Consultoria de Acessibilidade na Produção Cênica.

O debate sobre Acessibilidade em Cena conta com a contribuição de Jefferson Fernandes Alves, Thiago Cerejeira e Catharine Moreira e mediação de Fátima Eugênio. Para discutir sobre Consultoria de Acessibilidade na Produção Cênica estarão presentes os artistas Hélio Martins, Thiago Santana e Sarah Melgaço, com mediação de Tálita Azevedo. Os Webinários serão realizados no Canal do PROCENA no Youtube, sempre às 10h, e os participantes receberão certificados. (Especial para O Hoje)

Veja Também