Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bolo de milho, curau, pamonha e outras delícias fazem parte do cardápio da comemoração típica

Para quem deseja experimentar a culinária local alguns estabelecimentos ainda seguem no clima das festas juninas

Postado em: 13-06-2022 às 09h34
Por: Elysia Cardoso Ferreira
Imagem Ilustrando a Notícia: Bolo de milho, curau, pamonha e outras delícias fazem parte do cardápio da comemoração típica
Para quem deseja experimentar a culinária local alguns estabelecimentos ainda seguem no clima das festas juninas | Foto: Reprodução

O mês de junho já começou e, com ele, além do friozinho típico que marca a chegada do inverno, vem também a época de saborear os pratos típicos de Festa Junina. Para dar start as comemorações trouxemos algumas curiosidades de comidinhas de cada região para abrir o apetite, além de proporcionar uma viagem gastronômica. 

Mas, antes, vamos entender o início dessa comemoração popular. De acordo com historiadores, as celebrações estão relacionadas às festividades pagãs realizadas na Europa, durante a passagem da primavera para o verão, momento chamado solstício de verão. Naquela época, as pessoas acreditavam que a celebração era uma forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. A festa foi trazida ao Brasil  por influência dos portugueses a partir do século XVI. Inicialmente, ela tinha conotação religiosa, mas com o passar do tempo tornou-se popular com momentos de descontração, incluindo músicas típicas, danças e diversas comidinhas.

Esclarecido essa curiosidade podemos começar pela região Norte onde é possível encontrar diversos pratos salgados e doces como cuscuz, mingau de milho, tapioca, vatapá, caruru, maniçoba, bolo de macaxeira e tacacá nas barracas de comida típica de Festa Junina. Já no Nordeste, onde acontece a maior comemoração do mundo em Campina Grande, na Paraíba, o milho é o grande protagonista das receitas e a base para pratos como bolo de milho, mungunzá, curau, pipoca e pamonha, além do próprio milho cozido ou assado.

Continua após a publicidade

Indo para o Centro-Oeste encontramos arroz-doce, bolo de amendoim, broa de fubá, cocada, pé de moleque, empadão, quentão, pamonha e sopa paraguaia também conhecida como bolo de milho salgado.

No Sul tem o famoso quentão feito à base de vinho e com especiarias que pode ser acompanhado de arroz carreteiro com charque, churrasco e salsichão. O Sudeste é uma mistura de todas as regiões que pode ter feijão tropeiro, quentão, cuscuz paulista, pão de queijo, caldinho de feijão, pé de moleque, paçoquinha, pipoca, bolo de milho e canjica.

Foto: Divulgação

Culinária local 

Ainda dá tempo de aproveitar as festas juninas deste 2022. Uma das opções é o Shopping Cerrado com atrações e culinária local entre os dias 23 e 26 de junho. O primeiro ocorre a partir das 18 horas, sob organização do próprio Shopping Cerrado e terá entrada franca. Além de um show de samba e forró com Lucas e Os Caras, a programação será marcada por uma apresentação de quadrilha dos alunos do projeto Cerrado em Movimento e também uma quadrilha improvisada.

O evento ainda disponibilizará comidas típicas como canjica, caldo, pamonha, chica doida, pé de moleque, arroz doce, maçã do amor e cachorro quente, entre outras, e, ainda, brincadeiras como cadeia e correio elegante.

As crianças também estão em tempo de aproveitarem a programação do mês. Para celebrar com toda a alegria que a data merece, a Mundo Animal, rede de lanchonetes inspirada na selva, preparou para junho alguns atrativos especiais. A programação especial ocorre em todas as unidades Mundo Animal durante o mês de junho e esta é uma ótima opção para entreter os pequenos com um arraiar para lá de selvagem, apresentado de forma lúdica. 


Além disso, pais e filhos podem saborear bons pratos, como o Batatão, carro-chefe da marca, que oferece uma mistura de batatas fritas, carnes, recheios e molhos variados; e a tábua Leopardo-de-Amur que acompanha filé mignon, queijo coalho grelhado, tomate cereja confitado com alecrim, batata rústica, pão com manteiga e orégano torrado, além de salada selva amazônica (sem frango), farofa, vinagrete, geleia de pimenta, maionese caseira e barbecue.

Veja Também